O governo de Goiás, a Saneago e a BRK Ambiental assinaram nesta terça-feira (31) as mudanças contratuais em relação à prestação de serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, Trindade, Jataí e Rio Verde.

O documento promove a continuidade da parceria, para que os quatro munícipios sejam totalmente atendidos pelo esgoto sanitário até 2023.

”Nós não podemos discriminar os municípios que são mais carentes e mais distantes. Como tal, há necessidade de expandirmos a política, essa é a política do governo com a Saneago, e tentar também parcerias para que o cidadão daqueles municípios mais longínquos e mais carentes tenham também a dignidade de poderem viver com tratamento de água e esgoto”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

O aditivo do contrato da subdelegação vai adequar cláusulas contratuais, cronograma de prazos, metas e plano de investimentos, como explica o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

”Era um contrato que tinha alguns problemas de origem e então precisava de rever questões mais de volume produzido, então havia um descompasso na questão econômica do contrato, esse é um dos pontos que foi corrigido, e também adequar o cronograma de realização dos investimentos”, afirma Soavinski.

Os municípios de Jataí e Rio Verde já atingiram a universalização, em que a cobertura de esgoto cobre 90% da população, serviço que levou nove anos para concretização.

Em Aparecida de Goiânia, a cobertura com esgoto é de 77% e em Trindade 58%. Com as mudanças no contrato, a previsão é que os dois municípios alcancem universalização do serviço até dezembro do próximo ano.

A subdelegação, que começou com a empreiteira Odebrecht, está atualmente sob comando da BRK Ambiental desde 2017. A empresa garante que o prazo de um ano e meio será suficiente para que as duas cidades alcancem a universalização do esgoto.

Com informações do repórter Rodrigo Melo