Cerca de 170 mil alunos da rede estadual de ensino fizeram na manhã desta quinta-feira (03) uma avaliação diagnóstica de língua portuguesa e matemática. 

A partir dos resultados desta prova a secretaria de educação terá um quadro detalhado do desempenho dos alunos, conhecendo a realidade do ensino nas escolas de todo o estado, e montar metas para a rede de ensino.

A avaliação também servirá de base para direcionar a reforma curricular, programada para ser implementada a partir desse ano. De início, as provas foram aplicadas aos alunos dos últimos anos da primeira e segunda fase do ensino fundamental, e do ensino médio.

“As avaliações vão ser bimestrais, nós vamos fazer mais quatro avaliações que vai gerar o índice de educação no estado”, afirma o secrtário de educação, Thiago Peixoto. Ele afirma que toda estrutura para realização da prova será da própria secretaria, e que foi criado um núcleo para aplicação dessa prova. 

Ele disse que as notas de cada escola serão publicadas, e negou que isso pode estimular a concorrência entre as unidades de ensino. 

“É importante que a sociedade tenha todo o conhecimento de como vai a escola em que seu filho está. Nós não vamos fazer isso em forma de ranking. Nós precisamos que uma escola possa dar apoio a outra, criando uma rede de relação entre as instituições de ensino, para que as boas práticas sejam multiplicadas” avalia.

Segundo o secretário de educação, o objetivo da avaliação é fazer um diagnóstico preciso de toda a rede de ensino do estado, para promover mudanças pedagógicas e de gestão. 

Ele acredita que a avaliação vai ajudar a secretaria a aplicar melhor os recursos na educação do estado. Temos por obrigação gastar 25% do orçamento do estado em educação. O problema é que se gastava de forma aleatória e não tinha um foco específico. Estamos com o mesmo recurso, só que um gasto mais qualificado.