O secretariado da gestão do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) e do vice Rogério Cruz (Republicanos foi anunciado neste sábado (2). A posse dos auxiliares está programada para a próxima segunda-feira (4).  Além de perfil técnico como destacado por Cruz durante discurso, o primeiro escalão também conta com acomodações políticas de derrotados nas eleições 2020 e de líderes de partidos da coligação.

Três ex-vereadores do último mandato que não conseguiram se reeleger estarão no primeiro escalão da prefeitura. Tatiana Lemos (PC do B) é a nova secretária de Políticas para Mulheres; Álvaro da Universo (Patriota) é o titular da nova secretaria de Esporte. Gustavo Cruvinel (MDB) é o superintendente do Procon.

O ex-prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva Netto (Republicanos) que ficou apenas em quarto lugar nas eleições do ano passado com 16,04% do votos é o novo secretário de Desenvolvimento Humano e Social, pasta que substituiu a antiga Semas.

“São nomes que conhecem bem o poder público, conhecem bem uma gestão, sabem o que é gestão, e eles estão nomeados porque justamente na conversa percebemos em cada um deles que há condições sim para que possam fazer uma boa gestão na secretaria que estão tomando posse”, destacou Rogério Cruz.

Três presidentes de partido estão no primeiro escalão de Maguito. Fernando Meirelles que já foi presidente da CMTC em 2017 e é irmão do deputado estadual Cláudio Meirelles volta à Prefeitura de Goiânia, assumindo a direção do GoiâniaPrev, antigo IPSM. Ele é presidente estadual do PTC.

Valdery José da Silva Júnior que assume a direção da Agência Municipal De Turismo Eventos E Lazer (Agetul), é presidente do Diretório Municipal do PL. O partido teve uma briga jurídica durante a campanha eleitoral. A ex-vereadora Dra Cristina foi candidata a prefeito, mas a direção do partido havia optado por aliança com o MDB. O fato foi parar na Justiça Eleitoral.

Carlos Júnior, presidente do MDB Metropolitano é o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa.

Pedro Chaves, ex- deputado federal e primeiro suplente do senador Vanderlan Cardoso (PSD), opositor de Maguito Vilela nas eleições 2020, é o novo secretário de Mobilidade. Outro ex-deputado federal no primeiro escalão é Leandro Vilela, sobrinho de Maguito, que atuará em secretaria extraordinária, que tem entre as funções, acompanhar as obras da prefeitura, função que era realizada por Samuel Belchior.

Nomes que participaram da campanha estão no secretariado. É o caso de Bruno Rocha Lima na Secretaria de Comunicação que foi assessor de imprensa durante a campanha e Colemar Moura na Controladoria Geral. Moura foi o coordenador jurídico da chapa.

Agenor Mariano (MDB) que coordenou a campanha é o novo secretário de Planejamento Urbano e Habitação, pasta que já ocupou entre janeiro de 2017 e abril de 2018. O ex-vereador Andrey Azeredo (MDB) que participou ativamente da campanha é o novo secretário de Governo.