A segunda rodada do Campeonato Goiano será aberta neste sábado, 14, com o jogo Anápolis x Vila Nova, no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis. O tricolor anapolino estreou com derrota diante do Inhumas por 1 a 0. Já o Vila Nova vem de goleada sobre o Goiânia por 3 a 0.

Apesar da derrota, o Anápolis fez um bom jogo contra o Inhumas. Dominou o primeiro tempo. Teve as melhores chances. Faltou eficiência nas finalizações. O meio-campista Tito mostrou habilidade e capacidade de organização das jogadas. Os laterais Fábio e Cazzetta têm qualidade ofensiva. Os atacantes Kiko e Dudu também fizeram um bom no primeiro tempo. O Anápolis tem condições de encarar o Vila, embora o time colorado seja o favorito para ganhar a partida.

O Tigrão vem cheio de moral depois da goleada sobre o Goiânia. Na minha opinião, o Vila Nova apresentou o melhor futebol da abertura do Goianão. O time de Claudinei Oliveira jogou redondinho. Vários jogadores atuaram bem, especialmente Lourenço e Marlone. Se a escalação for mantida com mesmo padrão tático e técnico, o Vila tem tudo para conquistar a segunda vitória na competição.

O clássico Atlético x Goiás, no Estádio Antônio Accioly, domingo, 15, às 10h30, é o charme desta segunda rodada. Além da nova fórmula de disputa, com pontos corridos na primeira fase e o enfrentamento de todas as equipes em turno único, o campeonato traz esta novidade de um jogo no horário das 10h30. Para mim, o jogo deveria começar às 10h. Seria melhor ainda, porque evitaria o calor excessivo em parte do segundo tempo.

As duas equipes vêm de vitória na estreia. O Atlético chega como líder, porque venceu o Grêmio Anápolis por 4 a 1. Tem saldo de três gols e o maior número de gols marcados. O Goiás também venceu na estreia a Aparecidense por 1 a 0. Está na zona de classificação para a próxima fase.

Recentemente, dei a opinião neste blog aqui no Sagres Online de que Atlético, Goiás e Vila Nova são os favoritos para a conquista do título do Estadual. Depois da estreia, percebi que o Dragão está mais preparado neste momento. Portanto, é o favorito para ganhar o clássico deste domingo.

Dos estreantes no rubro-negro, pelo menos um brilhou: Igor Torres marcou a metade dos gols da vitória sobre o Grêmio. Já no Verdão, dos sete novatos – Edu, Sander, Willian Oliveira, Zé Ricardo, João Paulo, Fernandinho e Philippe – lançados pelo técnico Guto Ferreira no time titular, nenhum deles se destacou. Claro que o Goiás enfrentou um adversário mais qualificado. A Aparecidense é melhor do que o Grêmio Anápolis. Mesmo assim, o alviverde mostrou-se abaixo da minha expectativa. Na entrevista coletiva após o jogo, Guto reconheceu isso.

A boa impressão deixada pelo Atlético me leva a apontá-lo como favorito para este clássico, mas não tira o favoritismo do Goiás para o título, porque o time esmeraldino tem muito potencial para crescer. Essa é uma tendência natural pelo investimento feito e pela grandeza do Goiás.

Dos demais jogos que completam a rodada – Aparecidense x Goianésia, Morrinhos x Inhumas, Goiânia x Grêmio Anápolis e Crac x Iporá, todos às 16h deste domingo -, o que mais chama a atenção é o jogo do Genervino da Fonseca, em Catalão, porque Crac e Iporá vêm de vitórias expressivas. O Crac fez 3 a 1 no Goianésia fora de casa, e o Iporá goleou o Morrinhos por 3 a 0, no Estádio Ferreirão.

Pelo que vi na abertura do campeonato, estou otimista. Acho que a segunda rodada vai pegar fogo. Será melhor ainda!

Leia mais