No Campeonato Brasileiro, o Goiás já não vence há dois meses. O último triunfo aconteceu dez jogos atrás, contra o Internacional, em 13 de setembro. Desde então, quatro empates e seis derrotas, nos quais nove partidas sob o comando de Enderson Moreira, que ainda não sentiu o gosto da vitória na sua terceira passagem pela Serrinha.

A próxima partida, inclusive, será justamente em casa. No estádio Hailé Pinheiro, o time recebe o Athletico Paranaense no final da tarde deste sábado (14), a partir das 17h, pela 21ª rodada da Série A. Além do retrospecto recente ruim, os esmeraldinos têm ainda a pior campanha como mandante do Brasileirão: nove pontos em nove jogos.

Goiás

Último colocado no campeonato, o Goiás somou apenas 12 pontos em 18 partidas. Uma vitória neste sábado não muda a posição da equipe, porém encerra um tabu que só não é pior do que o de duas campanhas. Em 2006, chegou a ficar 11 jogos sem vencer, porém se recuperou no returno e encerrou o torneio no oitavo lugar. Diferente de 2010, rebaixado na 19ª posição e com uma série de 12 partidas longe das vitórias.

Contra o Athletico, Enderson Moreira conta com o retorno do meia-atacante Shaylon, ausente contra o São Paulo por pertencer ao tricolor paulista, assim como o lateral-esquerdo Jefferson e o atacante Keko Villalva, suspensos no último compromisso da equipe no Brasileirão. Por outro lado, o volante Breno, expulso contra o São Paulo, está fora do jogo no entardecer deste sábado.

Já o departamento médico esmeraldino está cheio. Por problemas musculares, quatro jogadores fazem trabalho de recuperação: o zagueiro Fábio Sanches, os meio-campistas Daniel Bessa e Daniel e o atacante Victor Andrade, este que voltou a entrar em campo depois de um mês na última rodada, porém voltou a sentir dores no adutor da coxa esquerda. Os atacantes Henrique Almeida e Kaio seguem tratamento.

Em relação ao time titular, a expectativa é que o sistema tático habitual utilizado por Enderson, o 4-2-3-1, seja retomado com as presenças de Keko e Shaylon, uma vez que Breno, um dos três volantes utilizados contra o São Paulo, está indisponível. Douglas Baggio, elogiado por suas últimas atuações e titular no Morumbi, corre por fora em busca de um lugar na formação alviverde.

Athletico Paranaense

Na tabela de classificação do Brasileirão, pior do que o Goiás, apenas o Athletico. 19º colocado, o ‘Furacão’ somou 19 pontos em 19 partidas e tem o pior ataque do campeonato, com 15 gols marcados. Sob o comando de Paulo Autuori há cinco jogos, o treinador começou com quatro derrotas seguidas, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, porém venceu o Fortaleza por 2 a 1 na última rodada da Série A.

Para este sábado, a equipe não tem nenhum jogador suspenso, porém quatro não foram relacionados para a viagem à Goiânia. Já ausentes nas últimas semanas, o lateral-direito Jonathan, o meio-campista Lucho González e o atacante Vitinho continuam trabalhos de recuperação e são acompanhados no departamento médico pelo lateral-esquerdo Márcio Azevedo. Já o atacante Walter, ex-Goiás, voltou a ser convocado.

Sem maiores modificações em relação ao time titular na última oportunidade, os jovens Khellven e Abner devem seguir nas laterais direita e esquerda, respectivamente. No meio de campo, a dupla de volantes Erick e Wellington é acompanhada por Léo Cittadini, enquanto o atacante Carlos Eduardo, revelado pelo clube da Serrinha e autor do primeiro gol na virada sobre o Fortaleza, deve recuperar um posto na formação atleticana.

Campeonato Brasileiro da Série A – 21ª rodada

14 de novembro de 2020 (sábado)
Santos x Internacional – 16h30 – Vila Belmiro, Santos (SP)
Sport x Vasco da Gama – 16h30 – Ilha do Retiro, Recife (PE)
Corinthians x Atlético Mineiro – 19h – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Fortaleza x São Paulo – 19h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Grêmio x Ceará – 19h – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Flamengo x Atlético Goianiense – 21h30 – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Palmeiras x Fluminense – 21h30 – Allianz Parque, São Paulo (SP)

16 de novembro de 2020 (segunda-feira)
Coritiba x Bahia – 18h – Couto Pereira, Curitiba (PR)
Botafogo x Red Bull Bragantino – 20h – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Ficha técnica: Goiás x Athletico Paranaense

Data e horário: 14 de novembro de 2020 (sábado), às 17h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Prováveis escalações

Goiás: Tadeu; Juan Pintado, David Duarte, Chico e Caju; Gilberto Júnior e Ariel Cabral; Keko Villalva, Shaylon e Vinícius Lopes; Fernandão. Treinador: Enderson Moreira

Athletico-PR: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick e Wellington; Nikão, Léo Cittadini e Carlos Eduardo; Renato Kayzer. Treinador: Paulo Autuori

Arbitragem

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Quarto árbitro: Rubens Paulo dos Santos (GO)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)