Na partida que concluiu a quarta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana, o Libertad-PAR se recuperou da derrota por 2 a 1 para o Atlético Goianiense, sofrida na semana passada, e, novamente como mandante, desta vez no estádio Nicolás Leoz, sempre em Assunção, superou o Newell’s Old Boys-ARG por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (13).

Detalhes do jogo

Também focado no Campeonato Paraguaio, o treinador Daniel Garnero poupou alguns jogadores importantes da sua formação, como os volantes Daniel Bocanegra e Hugo Martínez e os atacantes Héctor Villalba, Bautista Merlini e Óscar Cardozo. Artilheiro do time na Sul-Americana, Antonio Bareiro também não entrou em campo nesta noite, mas por estar suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

Depois de sofrer pressão no início do jogo, o Libertad marcou o primeiro e único gol da partida logo no seu primeiro ataque, aos oito minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque pela direita, Julio Enciso passou para Sebastián Ferreira marcar. Artilheiro do time na temporada passada, Ferreira encerrou um jejum de gols e fez apenas o seu primeiro na competição, o terceiro nesta época – também marcou na fase preliminar da Libertadores.

Confortável com a vantagem, o time anfitrião administrou o placar e ainda criou boas oportunidades em rápidas transições defensivas. O Newell’s, por sua vez, teve o domínio da posse de bola, porém não conseguiu levar perigo ao gol de Martín Silva. Nervosos, os argentinos foram advertidos com sete cartões amarelos, enquanto o atacante Luciano Cingolani foi expulso no final da partida.

Enciso e Franco, destaques do Libertad junto com Ferreira, comemoram o gol sobre o Newell’s (Foto: Divulgação/Club Libertad)
Situação no grupo

Com o resultado, os paraguaios recuperaram a liderança da chave do Atlético, que novamente não conseguiu vencer em casa e empatou sem gols com o Palestino-CHI na última quarta-feira (12). Enquanto os atleticanos caíram para o segundo lugar, com oito pontos, o Libertad lidera com um a mais. Se o Palestino já está eliminado, o Newell’s também se aproximou da desclassificação, com cinco pontos a menos, na terceira posição.

Desta forma, o segundo encontro entre Atlético e Libertad, pela quinta rodada, ganhou ainda mais importância. O jogo da próxima quarta-feira (19), às 19h15, marcado para o estádio Antônio Accioly, coloca frente a frente os únicos times com reais chances de classificação para as oitavas de final da Sul-Americana, separados por apenas um ponto. Somente o campeão da chave avança de fase.

Antes da partida em Goiânia, o Libertad tenta assegurar a conquista do Apertura. Líder do torneio com 32 pontos, o ‘Gumarelo’ enfrenta o Guaraní neste domingo (16), às 21h. Caso vença o jogo e os rivais Olimpia e Cerro Porteño tropecem no final de semana, o clube será campeão paraguaio pela primeira vez desde 2017 com duas rodadas de antecedência.

Formações

Libertad: Silva; Ramírez, L. Cardozo, Viera e Vangioni; Delvalle (Cáceres), R. Martínez, Mejía e Franco; Ferreira (Bogarín) e Enciso (A. Martínez). Treinador: Daniel Garnero

Newell’s: Aguerre; Leyendecker, Lema e Cabral (Castro); Llano, Pérez (Formica), Fernández e Orihuela; A. Rodríguez (Aguirre), Scocco (Cabrera) e Giani (Cingolani). Treinador: Germán Burgos