O vereador Ronilson Reis (Podemos) pretende propor logo após o retorno dos trabalhos da Câmara de Goiânia, suspensos até a próxima devido à crescente da Covid-19 na capital, a criação de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar supostas irregularidades no transporte coletivo da capital.

“Na primeira sessão na Câmara, provavelmente na outra terça-feira, devemos apresentar um requerimento para instaurar uma Comissão Especial de Inquérito, que chegue até o final para que as coisas andem, que não fiquem só no relatório”, argumentou o parlamentar.

Esta é a terceira CEI que está sendo proposta, as outras duas são: Do Asfalto e da Enel.

Segundo Ronilson Reis, será analisada a receita das empresas por mês, e o cumprimento do contrato do transporte. Para o vereador as concessionárias não tem cumprido diversos itens.

O parlamentar disse que devido à restrição de atividades presenciais, ainda não foi possível uma articulação mais ampla para viabilização da CEI. Há uma necessidade de se coletar em pelo menos 12 assinaturas.

Em 2017 Comissão Especial de Inquérito sobre o mesmo assunto também foi instaurada pela Câmara de Goiânia.

Decreto

O parlamentar ajuizou um mandado de segurança na 4° Vara da Fazenda Pública Municipal, com pedido de liminar para que a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) e as Concessionárias do Transporte Coletivo cumpram o Decreto Municipal 1.757/2021 – em vigor até o próximo domingo, que só permite o transporte de passageiros sentados e que sejam seguidas às normas sanitárias de prevenção à Covid-19.