Dia 1º de janeiro os vereadores eleitos em novembro tomarão posse dos cargos, em seguida, ainda no mesmo dia haverá a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Na ocasião serão escolhidos: o presidente, os vice presidentes e os secretários. No momento há três grupos formados, alguns com mais força e outros correndo por fora. A tendência é que até o final do processo, as composições mudem.

Hoje o grupo mais robusto conta com apoio do presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota). Este grupo é composto por 14 membros, mas o número seguramente sofrerá alterações.

Em entrevista à Sagres negou que tenha interesse em disputar reeleição da presidência e que está concentrado em questões de saúde.

“Talvez eu nem seja candidato à reeleição. Talvez eu me afaste para cuidar da minha saúde. A gente acaba tendo uma liderança de presidência, as pessoas nos ouvem, quero colaborar na manutenção deste grupo para ajudar o Maguito a governar Goiânia”, afirmou.

Apesar da colocação feita por Policarpo, um vereador informou que o atual presidente tem feito articulações. No entanto, nomes do MDB são cotados para disputar a presidência do Legislativo, como Clécio Alves e Anselmo Pereira que já foram presidentes da Câmara.

Anselmo avalia que o MDB vem forte para a próxima legislatura, pelo fato de ter a maior bancada a partir de 2021, com seis vereadores. Ele prefere não dizer que pode entrar numa disputa.

“Melancia no caminhão, à medida que ele vai andando no caminhão vai se acomodando. Todas as forças na administração vão se convergindo para o bem da cidade”, afirmou Anselmo.

Segundo grupo

Os novatos também têm se organizado. Um grupo menor composto por oito membros com vereadores eleitos para um primeiro mandato e alguns parlamentares da atual legislatura. Um dos nomes é do vereador eleito Leandro Sena do partido Republicanos, mesma legenda do vice-prefeito eleito Rogério Cruz.

“Tivemos 22 vereadores que estão chegando ou voltando, temos um grupo de oito vereadores, me coloquei à disposição, temos um grupo coeso e entre nós vamos buscando apoio do nosso partido e no momento oportuno termos a presidência e a mesa diretora”, afirmou Sena.

Outro nome do Republicanos que é cotado para a presidência da Câmara é o pastor Isaías Ribeiro, vereador mais bem votado na capital nas eleições 2020.

Terceiro grupo

Um terceiro grupo está sendo construído, e nomes como o do vereador eleito Sandes Júnior também estão em articulações no sentido de pavimentar um caminho para a presidência da Câmara.

Comissões

Outra movimentação que ocorre neste momento é quanto aos espaços das comissões da Casa. Vereadores eleitos já têm se movimentado no sentido de buscar espaços mais relevantes.