Começou a valer nesta quarta-feira (31) a medida que limita em 50% o número de passageiros dentro dos ônibus do transportes coletivos e privados na grande Goiânia. A medida faz parte das recomendações do governo do estado, divulgadas no último decreto.

Leia também: Embarque prioritário no transporte coletivo tem novo horário a partir desta quinta (1º/4)

Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murillo Ulhôa, a proximidade do feriado pode ter sido a causa de uma baixa demanda no sistema de transporte público neste primeiro dia de retorno das atividades comerciais.

“Neste primeiro dia, como era esperado, o aumento da demanda, principalmente após 7h15, não foi tão grande como acreditamos que será na próxima segunda-feira. Estamos em uma semana atípica onde teremos ponto facultativo na quinta e na sexta-feira. Como sabemos, na véspera já começa a alterar a movimentação da cidade”, defende.

Com a atualização do decreto estadual os ônibus só podem transportar 50% da capacidade de passageiros. Isso anula a antiga decisão de transportar o limite de passageiros sentados. “Temos vários modelos de ônibus, por isso em alguns casos será permitido o transporte de passageiros de pé”, explica.

Sobre o assunto, o presidente da Metrobus, Francisco Caldas, afirmou que a companhia tem trabalhado com a capacidade máxima da frota para atender a demanda e viu como positiva as modulações nos horários de embarques. “Com a modulação dos horários nós conseguimos fazer também uma modulação de demanda”, revela.

Vale destacar que o embarque prioritário continua valendo e a partir de amanhã, em novo horário. Em vez de funcionar das 5h45 às 7h15, faixa de horário destinada apenas a trabalhadores de serviços essenciais será das 6h às 7h30.

Confira as entrevistas com CMTC e Metrobus na íntegra: