Sagres em OFF
Rubens Salomão

Adiada discussão sobre criação de verba de gabinete na Câmara de Goiânia

Vereadores têm tratado com cautela as modificações na estrutura administrativa do Legislativo. A proposta de uma “minirreforma” não deve prosperar antes do recesso. Segundo vereadores consultados pela coluna, a proposta não resultará em aumento de despesas para a Câmara. O que será retomada é a discussão sobre a criação de uma verba de gabinete, nos moldes da Assembleia Legislativa, como antecipado pela Sagres em 20 de abril.

A ideia é fazer com que cada parlamentar tenha direito a uma verba específica de gabinete para contratação de seus auxiliares, e promover a distribuição e aplicação dos valores recebidos de acordo com a necessidade. Um parlamentar que compõe a Mesa Diretora da Câmara informou que cada vereador pode nomear até 12 funcionários comissionados” e “pedir a disposição de dois servidores efetivos, dos quadros da própria Câmara de Goiânia ou da Prefeitura, com complemento de função gratificada”.

O motivo é que além do pouco tempo para aprovação antes do recesso, previsto parar a próxima semana, os parlamentares estão atentos quanto as correções que estão sendo feitas nas emendas impositivas apresentadas por eles. A Sagres informou em 11 de maio que os vereadores tiveram que refazer projetos de 190 emendas. As correções já foram encaminhadas para a secretária Valéria Pettersen, de Relações Institucionais.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Agrados

Cotado para substituir Sandes Júnior na função de líder do prefeito na Câmara de Goiânia, o vereador Leandro Sena (Republicanos) apresentou duas propostas para concessões de títulos de cidadania goianiense para auxiliares do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A primeira para o secretário de Finanças, Geraldo Lourenço. A segunda foi para o secretário de Governo, Arthur Bernardes. Porém, no caso da homenagem proposta por Sena a Bernardes não deve prosperar, já que em 18 de maio, o vereador Dr Gian (MDB) já havia apresentado proposta de mesmo teor.  Pelo regimento da Câmara, tramita a que foi protocolada primeiro.

Investigação

O Ministério Público de Goiás investigará a queda do reservatório de água na cidade de Senador Canedo. A promotora de Justiça, Marta Loyola explicou que será apurada a responsabilidade pelo desastre, já que há uma pessoa ferida e ainda há preocupação quanto a garantia do abastecimento de água no município. A promotora acompanha a execução do Plano Emergencial do Sistema de Abastecimento Hídrico de Senador Canedo.

Nomeado

O ex-presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e ex-prefeito de Porteirão, José de Sousa Cunha foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para ocupar o cargo de assessor especial da Governadoria, da Secretaria-Geral da Governadoria. Cunha contou à coluna que o convite foi feito há alguns dias, mas que ainda falta definir qual função ele irá executar.

Patriota

O Juiz da 18ª Vara Cível de Brasília, Evandro Moreira da Silva, determinou que o diretório nacional do Patriota libere a senha do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), em 24 horas, para a direção do partido em Goiás. No caso da não liberação da senha no prazo exigido, o diretório nacional pode ser multado diariamente em R$ 1.000, até o limite de R$ 50.000. O presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso está afastado por 90 dias. Neste período, o comando está nas mãos do vice presidente Ovasco Resende.

Campus Party

O governo estadual firmou convênio para a realização da Campus Party Goiás. Pelo segundo ano consecutivo Goiás receberá uma edição digital. De 22 a 24 de julho, serão seis palcos no evento, sendo cinco deles 100% online e o Palco Goiás, híbrido, diretamente do Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. O Palco Goiás terá um estúdio em que os MCs (mestres de cerimônia) vão conduzir e comentar sobre o evento nos intervalos entre as palestras, painéis e workshops.

Mais lidas:

Leia também: