O governo retoma nesta quarta-feira (7), a realização de leilões do setor de transportes com a sexta rodada de concessões de aeroportos. Um deles é o Santa Genoveva em Goiânia, que integra o chamado Bloco Central que também é formado pelos aeroportos de Palmas, São Luís, Imperatriz, Teresina e Petrolina. Mesmo com a crise no setor aeroviário que foi fortemente impactado durante a pandemia da Covid-19, o governo federal avalia que haverá compradores.

A previsão total de investimento nesses terminais é de R$ 2,14 bilhões. O prazo de concessão é de 30 anos, período em que devem ser criados 30 mil empregos. O governo espera arrecadar ao menos R$ 50 milhões em outorgas no Bloco Central.

Além dos seis aeroportos do Bloco Central, ainda haverá a negociação junto iniciativa privada de outros 16 terminais agrupados em outros dois blocos. O lote Sul, liderado pelo aeroporto de Curitiba, é visto como o mais atrativo.

Os leilões aeroportuários integram a programação do chamado “Infra Week”, em que o governo pretende negociar, até sexta-feira, o total de 28 ativos, que inclui ainda projetos no setor portuário e ferroviário.

Se forem arrematados no leilão, os ativos que ofertados nestes três dias deverão render R$ 10 bilhões em investimentos e gerar 208 mil empregos. Em valor de outorga, o governo deverá receber apenas R$ 642 milhões.

BR-153

Até o fim do mês, também estão marcadas outras três licitações: das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da BR-153 (entre Goiás e Tocantins) e dos quatro blocos de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

A BR-153 está inclusa com outras rodovias federais. Os trechos contemplados são: 624,1 km da BR-153/TO/GO, entre o entroncamento com a TO-070, em Aliança do Tocantins até a BR-060 em Anápolis (GO); 139,6 km da BR-414/GO de 139,6 km, entre o entroncamento com a BR-080/GO-230/324, em Assunção de Goiás, até a BR-153/GO-222/330 (Anápolis); e 87 km da BR-080/GO entre o entroncamento com a BR-414/GO-230 (Assunção de Goiás) até a BR-153/GO-342.

Na BR-153, a expectativa é de que o leilão ocorra até o dia 29 de abril na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Os investimentos previstos no trecho de 850,7 quilômetros (km) são de R$ 14 bilhões, sendo R$ 6,2 bilhões de custos operacionais.

O projeto prevê nove praças de pedágio: Aliança (TO); Figueirópolis (TO); Talismã (GO); Santa Tereza de Goiás (GO); Uruaçu (GO); São Luiz do Norte (GO); Jaraguá (GO); Barro Alto (GO); e Planalmira (GO). A tarifa básica máxima a ser considerada é de R$ 0,12200 por quilômetro para trechos homogêneos de pista simples e R$ 0,17081/km para pista dupla. Sobre essas tarifas, podem ser oferecidos no leilão descontos de até 16,25%.

A concessão terá duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco, e consistirá em ampliação de capacidade, operação e recuperação, conservação e manutenção.