Depois de uma temporada, Atlético Goianiense e Goiás estão de novo na mesma divisão do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, na Série A, fato que aconteceu somente em outras duas oportunidades nos pontos corridos, em 2010 e 2020. Apesar de rebaixado em ambos os anos, o time esmeraldino leva a melhor no retrospecto, com três vitórias.
De toda forma, o momento atual joga a favor do time rubro-negro, campeão goiano na Serrinha um mês atrás e com melhor aproveitamento nos últimos clássicos. Neste domingo (8), a partir das 16, o confronto acontece no reduto campineiro, no estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 5ª rodada do Brasileirão. Ambos buscam a primeira vitória no torneio.
Leia também
- Debates Esportivos #92 | Atlético x Goiás: a luta para sair do Z4
- Quem é o favorito para o clássico? Comentaristas da Sagres analisam confronto
Atlético
A exemplo do rival alviverde, o Dragão está na zona de rebaixamento. Na 17ª posição, a equipe atleticana tem três pontos e vem de empate com o Cuiabá. No entanto, o time de Umberto Louzer encerrou uma sequência de cinco jogos sem vencer na temporada na última quarta-feira (4), quando derrotou o Defensa y Justicia pela Sul-Americana.
Para este domingo, a comissão técnica rubro-negra tem algumas dúvidas por conta do desgaste físico do elenco. Em relação ao último jogo, retornam o lateral Hayner, que cumpriu suspensão, o volante Edson, recuperado de problema muscular, e os atacantes Wellington Rato, poupado, e Luiz Fernando, não inscrito na Sul-Americana.
A principal mudança na formação deve ser a saída de Dudu, substituído ainda no primeiro tempo contra o Defensa por conta de choque no pé esquerdo. O lateral não participou das últimas atividades e é dúvida, embora esteja entre os relacionados. Hayner é o favorito para começar na direita, enquanto Edson e Luiz Fernando também podem ser novidades.
Leia mais
- Apodi se diz à vontade no ataque do Goiás e projeta clássico com Atlético-GO
- Wellington Rato acredita em clima de revanche em clássico contra o Goiás
Goiás
Como o rival de Campinas, o Verdão também busca a primeira vitória na Série A para sair da zona da degola. Logo atrás no 18º lugar, a equipe tem dois pontos, graças aos empates com Palmeiras e Atlético Mineiro em casa. Fora de Goiânia, derrotas para Coritiba e Avaí. São oito jogos sem vencer, dos quais quatro sob o comando de Jair Ventura.
Na última semana, a comissão técnica esmeraldina ganhou o retorno do volante Auremir, enquanto o também volante Caio Vinícius e o meia-atacante Luan Dias trabalharam com bola, mas ainda sem condição de jogo. Outros desfalques são o lateral Hugo e os atacantes Luiz Filipe e Vinícius, este que revelou acordo para seguir no clube até 2025.
Outra novidade no clube foi a saída do meia-atacante Luan, que rescindiu contrato. Em relação ao time, Jair Ventura tem algumas dúvidas sobre o esquema tático e pode deixar a formação com três zagueiros para ter o retorno de Fellipe Bastos no meio-campo. Com 45 minutos jogados na última partida, Nicolas corre por fora para iniciar.
Campeonato Brasileiro da Série A – 5ª rodada
7 de maio de 2022 (sábado)
Atlético-MG x América-MG – 16h30 – Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Athletico-PR x Ceará – 20h30 – Arena da Baixada (Curitiba-PR)
8 de maio de 2022 (domingo)
Flamengo x Botafogo – 11h – Mané Garrincha (Brasília-DF)
Palmeiras x Fluminense – 16h – Allianz Parque (São Paulo-SP)
Bragantino x Corinthians – 18h – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP)
Santos x Cuiabá – 18h – Vila Belmiro (Santos-SP)
Fortaleza x São Paulo – 19h – Castelão (Fortaleza-CE)
Juventude x Internacional – 19h – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul-RS)
9 de maio de 2022 (segunda-feira)
Avaí x Coritiba – 20h – Ressacada (Florianópolis-SC)
Ficha técnica: Atlético Goianiense x Goiás
Data e horário: 8 de maio de 2022 (domingo), às 16h
Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Arbitragem
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Quarto árbitro: Osimar Moreira (GO)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Prováveis escalações
Atlético: Ronaldo; Hayner, Wanderson, Ramon e Jefferson; Marlon Freitas, Gabriel Baralhas (Edson) e Jorginho; Shaylon, Wellington Rato e Léo Pereira (Luiz Fernando). Treinador: Umberto Louzer
Goiás: Tadeu; Diego, Sidnei, Reynaldo e Danilo Barcelos; Fellipe Bastos e Henrique Lordelo (Caetano); Apodi, Elvis e Dadá Belmonte (Nicolas); Pedro Raul. Treinador: Jair Ventura