Sagres em OFF
Rubens Salomão

Célio Silveira acompanha Daniel no Entorno e reforça torcida por aliança entre MDB e DEM

O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, visitou prefeitos e lideranças do Entorno do Distrito Federal na última semana, um dia antes de agenda do governador Ronaldo Caiado (DEM) na região. Daniel teve a companhia do deputado federal Célio Silveira (PSDB), que atua, desde a eleição municipal de 2020, conjuntamente com a base caiadista, como na prefeitura de Luziânia, com o ex-deputado estadual Diego Sorgatto (DEM), quanto com MDB na construção de base em outras cidades, como Cidade Ocidental e Valparaíso. Os três municípios foram visitados por Daniel.

Célio Silveira está de saída do PSDB e considera opções de filiação, na próxima janela partidária, entre DEM, MDB, PSD ou Republicanos. Segundo ele, tudo dependerá das condições de cada sigla, com formação de chapas proporcionais e majoritárias. Independente do destino, Célio defende a união entre MDB e DEM para a construção de base ampla em torno do governador em 2022. “Daniel disse que tem conversado com Caiado e que vai ouvir os membros do partido para tomar uma decisão sobre a próxima eleição. Se vier a acontecer (aliança com o DEM) seria positivo. O que a gente vê é que o Iris Rezenmde tem um trabalho favorável ao Caiado e isso pode pesar na decisão, mas o Daniel tem bagagem para decidir”, conta.

O deputado federal ainda afirma que Daniel Vilela “tem observado e feito pesquisas” para avaliar o cenário de 2022. Na última semana, o presidente do MDB se reuniu com o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB); ex-prefeito de Cidade Ocidental Alex Batista (MDB), que saiu derrotado na cidade em 2020 e deve ser candidato a deputado estadual, além de conversa com Diego Sorgatto, de Luziânia.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Divisão de forças

Célio Silveira aponta crescimento das bases de Daniel e Caiado no Entorno de Brasília, mas não descarta a força do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na região. Mesmo de saída do PSDB, o deputado afirma que “a força do Marconi no entorno é inegável”.

Fatores

Marconi, pelo tempo que ficou no comando do estado, pela assistência que deu, é  inegável que ainda tem força. Não tenho conversado com o partido, mas, se ele for candidato, pelo histórico que tem, será um candidato forte. Mas não é só isso, né? Tem que ter grupo, partidos coligados. De qualquer maneira, o ex-governador tem que ser respeitado”, defende Célio Silveira.

Explique!

O Cartório do Primeiro Ofício de Notas do Distrito Federal determinou ao presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, que esclareça e prove sobre o quórum qualificado da convenção que promoveu modificações na estrutura do partido. As alterações aumentam o poder do presidente da sigla, que espera receber a filiação do presidente Jair Bolsonaro.

Origem

A convenção ocorreu no dia 31 de maio e resultou em série de ações judiciais apresentadas pelo grupo contrário a Adilson Barroso, liderados pelo vice-presidente Ovasco Resende e o presidente da legenda em Goiás, Jorcelino Braga, que é secretário-geral do partido.

Agenda

O governador Ronaldo Caiado lança hoje, às 8h30, a Operação Cerrado Vivo 2021, do Corpo de Bombeiros. A iniciativa visa prevenir e combater incêndios em vegetações goianas. Desde o início do ano, os bombeiros realizam diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação.

Tecnologia

A corporação contará com o reforço de drones, que vão monitorar áreas sujeitas a incêndios, devido à baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura. Em 2020, foram registradas em Goiás 10.311 ocorrências de incêndio – destas, 9.955 em vegetação. Neste ano, foram contabilizadas até junho 1.649 ocorrências, sendo 1.629 em vegetação.

Economia

O grupo industrial São Salvador Alimentos (SSA), dona da marca SuperFrango, vai retomar sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no fim do ano, apurou o Estadão. A oferta, estimada para girar entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão, estava planejada para a primeira metade do ano, mas a companhia resolveu esperar para buscar melhor entendimento dos investidores em relação ao valor da empresa.

Crescimento

A transação ocorre em meio a aumentou do consumo de frango na pandemia por conta da alta no preço da carne bovina. Em 2020, cada brasileiro consumiu 45 quilos de carne de frango, 2,5 kg a mais do que em 2019, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal.

Expectativa

Apesar do crescimento do setor, a SuperFrango não chegou ao preço almejado e decidiu esperar um pouco mais para realizar a oferta. “Várias operações do setor do agro foram postergadas”, disse uma fonte ao jornal.

Mais lidas:

Leia também: