O Novo Ensino Médio, modelo de aprendizagem proposto a partir de áreas de conhecimento que complementam a matriz curricular tradicional baseada em matérias, passa por uma nova discussão em Brasília. No entanto, em um colégio particular de Goiânia, a nova modalidade entrou em vigor a partir das turmas que iniciaram a 1ª série do Ensino Médio em 2022.

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Uma das mudanças trazidas pelo modelo é a possibilidade de que o estudante escolha seus itinerários formativos dentro das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens, Matemática, dentre outras. Cada estudante pode escolher qual destas cursar de acordo com suas afinidades e interesses para construir seu projeto de vida e carreira. São as chamadas disciplinas eletivas. 

No último mês de fevereiro, os alunos do Colégio Integrado, em Goiânia, escolheram as matérias eletivas que iriam cursar a partir deste mês de março. De acordo com a orientadora pedagógica da unidade Jaó do Integrado, Amanda Gonçalves, as eletivas são disciplinas temáticas que ampliam as habilidades e abrangem uma multiplicidade de ideias, pois vão além do currículo tradicional. 

Como funciona

“Nós oferecemos um cardápio de eletivas direcionadas às áreas do conhecimento que vêm como uma continuidade da sala de aula, de uma forma mais dinâmica e direcionada para um curso ou profissão específicos”, afirma. “É um complemento dentro da BNCC para auxiliar nessa formação completa”, complementa. 

Conforme o colégio, com as disciplinas eletivas, os estudantes têm a possibilidade de conhecer ou se aprofundar em diversos temas, tais como Fotografia, História do Cinema, Astronomia, Tecnologia na Medicina, e são ofertadas de forma on-line. A Culinária também está entre as opções. 

“O aluno não vai aprender a fazer apenas um bolo, um jantar ou uma receita específica. Ele vai aprender as misturas homogêneas, como a Física interfere na culinária, quais são as misturas químicas transmitidas nesse prato que ele vai escolher. Ele vai conseguir mensurar o conhecimento e a aprendizagem que ele teve nas aulas regulares”, esclarece Amanda. 

Com a proposta, os estudantes podem aprender Libras, Argumentação, Escrita Criativa e Como Falar em Púbico, no eixo formativo de Linguagens, dentre outras. Já em Ciências da Natureza, o colégio ofertará opções como Investigação Criminal, Gastronomia, Neurociência, Educação Ambiental, Bem-estar Físico e Emocional. Além disso, há possibilidades de eletivas nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Inglês e outros cursos multidisciplinares.

Vantagens

“Essa trilha pedagógica permite ao estudante um aprendizado autoguiado, mais eficiente e regulado pelo seu próprio ritmo”, avalia a coordenadora. “As famílias participam e assistem o que ele aprendeu durante o semestre. É um momento de interação e de muita troca”, complementa.

Para Amanda Gonçalves, a implementação dos itinerários ajuda a ampliar os aspectos cognitivos de aprendizagem, de contato com o mercado de trabalho e de metodologias mais assertivas para contribuir com as carreiras escolhidas pelos alunos. “Acreditamos que vamos afunilar algumas propostas, trabalhar com ainda mais ênfase em alguns eixos e dar sequência aos nossos”, afirma. 

Com informações da Kasane Comunicação

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