O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 2 e 6 de novembro.

  • Eleições 2020: Campanha de Maguito não deve alterar estratégias até o fim do primeiro turno
  • Adriana Accorsi muda tom na campanha e critica Vanderlan por áudio de Chico Rodrigues; Vanderlan considera resposta a ataques de adversários
  • Covid-19: Fiocruz prevê vacina contra o novo coronavírus a partir de março de 2021
  • Motoristas do transporte público ameaçam greve em Goiânia para a próxima segunda-feira (9)
  • Tom Maior: Entidades criam manifesto pela educação
  • Saneamento básico é a primeira barreira para conter a disseminação do coronavírus
  • Novembro Azul: Urologista destaca a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata

Pandemia

Uso de máscaras é lei

O uso das máscaras se tornou obrigatório por lei em Goiânia. O prefeito Iris Rezende (MDB) sancionou nesta quinta-feira (5) o projeto de LEI Nº 10.545, que também reduz o valor da multa para quem for pego sem máscara na capital. Antes, a multa era de R$ 627,00. A partir de agora, o valor é de R$ 110,00.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Dagoberto Costa, a obrigatoriedade do uso da máscara já estava prevista em decreto. A lei surge para reforçar essa medida que tem como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus.

Para Dagoberto, o decreto anterior e a lei são instrumentos educativos. “A gente gostaria muito que a população entendesse que todos precisam usar máscara. São três atitudes que podem salvar vidas: distanciamento social, lavar as mãos e usar máscara. Se todo mundo tivesse consciência e responsabilidade sobre isso, não precisaríamos nem de lei”, pontua.

Vacina

A fundação Oswaldo Cruz pretende colocar a vacina para Covid-19 em disponibilidade no Brasil até março do ano que vem. A expectativa foi apresentada pelo diretor do instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

“Hoje, a gente começaria a produzir em janeiro, mesmo asntes do registro, pra tentar ter cerca de 30 milhões de doses produzidas até o final de fevereiro. A expectativa é essa, mas pode ter uma variação. O importante é que a gente tenha uma vacina com segurança e eficácia comprovada pra dar tranquilidade pra população”, afirma Maurício.

Denominada azd1222 covid-19 recombinante, a vacina está sendo desenvolvida pela empresa astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford com a Fiocruz sendo responsável no Brasil pela produção. E o Vice-presidente de Produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger projetou como deve ser o processo de imunização da população.

Cidade

Greve no transporte público

Os motoristas do transporte público de Goiânia e Região Metropolitana ameaçam paralisação caso o Sindicato Patronal não ofereça uma proposta adequada aos profissionais. Caso não haja uma solução nos próximos dias, os trabalhadores anunciaram o início da paralisação para a próxima segunda-feira (9).

Em entrevista ao Sistema Sagres, o membro do Sindicoletivo, Fernando Ferreira Neves explicou como se deu início do debate em favor dos motoristas.

“Desde janeiro, estávamos negociando com os empresários do transporte coletivo e na época eles ofereceram 3% de aumento [salário] e foi recusada pelos trabalhadores. Quando chegou à pandemia, nós do Sindicato e os motoristas não reivindicamos, não tratamos de negociação salarial”, explicou.

Eleições 2020

Adriana x Vanderlan

A candidata do PT à Prefeitura de Goiânia, Delegada Adriana Accorsi que optou por apresentação de propostas no início da campanha eleitoral, mudou de tom e iniciou críticas a opositores. Assim como outras candidaturas, a prefeitável também fez citação na propaganda eleitoral de Rádio e Televisão do áudio de Vanderlan Cardoso (PSD) em que fez defesa do senador Chico Rodrigues (DEM), flagrado com dinheiro na cueca.

Adriana relatou que não tem o costume de atacar os adversários e alegou que existe risco de ir para o 2º turno, o candidato Vanderlan Cardoso (PSD) que segundo a candidata defende o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e criticou a defesa do senador a Chico Rodrigues.

Questionada pela Sagres sobre o assunto, a coordenadora da campanha de Adriana Accorsi e presidente do diretório municipal do PT, Neyde Aparecida, relatou que a mudança já estava prevista desde o início da campanha.

Campanha de Maguito

O candidato do MDB, à Prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, continua internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo se recuperando da Covid-19. De forma gradativa, o político vem apresentando evolução no quadro clínico e há expectativa de que ainda nessa semana ele possa sair do processo de intubação. Enquanto, isso a campanha segue em Goiânia e poucas alterações deverão ocorrer até o final do 1º turno.

O coordenador da campanha de Maguito Vilela, Agenor Mariano, explicou à Sagres que as lideranças políticas e membros da coligação vão continuar fazendo o trabalho de rua, intensificando ações de palanque móveis, carreatas e adesivaços. A ideia é manter as ações, enquanto Maguito se recupera.

“Temos um caso em que o nosso candidato está hospitalizado. Não temos a presença física dele, mas uma coordenação de campanha, uma militância aguerrida para suprir a ausência do candidato. Ele tem melhorado do ponto de vista da Saúde, temos nos dividido, fizemos oito pontos de adesivaços, 16 pontos de palanque móvel e com a proximidade do processo eleitoral, as pessoas estão passando por um processo de decisão. Quanto mais visibilidade, melhor”, afirmou.

Pausa de Gustavo Mendanha

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), vai tirar licença do cargo de chefe do Poder Executivo, por 10 dias, a partir desta quinta-feira (5). A licença por motivo particular permitirá ao gestor se dedicar exclusivamente à campanha de reeleição à prefeitura do município.

Gustavo comunicou que também tem o objetivo de se dedicar mais aos compromissos e atividades de campanha do candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento contra a Covid-19.

“Eu resolvi me licenciar para me dedicar exclusivamente o meu tempo ao trabalho das eleições. Tanto na cidade de Aparecida como já tenho feito e também me coloco à disposição dos partidos partidos que apoiam o candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, até me solidarizando por este momento onde ele está convalescido. Espero que em breve ele possa estar junto conosco. O seu vice também está com a Covid-19 e não está podendo participar (da campanha). Então vou me juntar a deputados estaduais, ao grande líder e meu irmão, Daniel Vilela, para também ajudar na cidade de Goiânia”, afirmou Gustavo Mendanha.

Sagres em Tom Maior

Novembro azul

Neste domingo, 1° de novembro iniciou-se uma das campanhas mais importantes de câncer e conscientização sobre doenças masculinas. O Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior, Marcel Cabral Cognette, urologista do Hospital do Câncer Araújo Jorge, destacou que a maioria dos homens não tem o costume de realizar um acompanhamento médico durante a vida.

“As mulheres tem o hábito de fazer acompanhamento regular com ginecologista desde o primeiro ciclo menstrual, os homens não tem esse acompanhamento e deixam para fazer esse acompanhamento na terceira idade, após os 60 anos. Muitas vezes recebemos pacientes que comparecem ao consultório quase que por obrigação da esposa, ela que agenda a consulta, ela que o leva na tentativa de mudar a cabeça do homem por conta do preconceito em relação ao seguimento. Isso se reflete na sobrevida, de forma geral o homem vive me média oito anos a menos que as mulheres e um dos fatores associados é a falta de rotina de cuidados, de fazer checape, de fazer avaliação, de diagnóstico precoce”.

Saneamento Básico

O Instituto Trata Brasil elaborou um documento para auxiliar futuros prefeitos e vereadores sobre a importância de inserir o saneamento básico nas campanhas eleitorais de 2020.

A cartilha “Saneamento Básico e as Eleições Municipais 2020“ tem o objetivo de aprofundar as dicussões sobre o cenário brasileiro atual, as principais leis que regem o setor e as obrigações de prefeitos e vereadores com os serviços e o planejamento sanitário.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior, o especialista em saneamento básico, Alceu Galvão, afirmou que o tema deve ser colocado na pauta política e governamental. “A gente viu com a pandemia que lavar as mãos salva vidas. O saneamento básico é a primeira barreira para conter a disseminação do vírus”, explica.

Abrasco

Falar de educação no Brasil no decorrer da pandemia ou após, acaba sendo um assunto bastante complexo, já que as aulas presenciais foram suspensas e o fechamento das escolas foi uma das medidas adotadas para reduzir a transmissão do novo coronavírus.

No Brasil uma média de 161 mil pessoas já morreram e, pensando nisso entidades inspiradas pela experiência do plano nacional de enfrentamento à pandemia de covid-19, da Frente Pela Vida, lançaram o Manifesto Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Recriar A Educação.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira (5), o vice presidente da ABRASCO (Associação Brasileira De Saúde Coletiva) Naomar De Almeida Filho falou sobre o projeto.

Economia doméstica

Que o brasileiro tem dificuldade na relação com o dinheiro, isto não é nenhuma novidade. No entanto, esta realidade tem mudado com a busca por informação e novos conhecimentos em controle de gastos, investimentos e no planejamento de uma aposentadoria ideal.

Um estudo da Anbima, que buscou entender o perfil do investidor brasileiro e os lugares que ele escolhe aplicar, identificou que 90% dos brasileiros conhecem a poupança e outros 88% guardam dinheiro nela. Essa é a maior taxa identificada pelo estudo.

Para o comentarista de economia da Sagres, prof Luiz Carlos Ongarato, o alerta é muito maior para os jovens que não são orientados, estimulados ou não tem o interesse de planejar, organizar e pensar uma renda ideal para o período de aposentadoria.

“A gente erra em não pensar na previdência durante a juventude. Esta é a melhor fase de remuneração”, avalia.

Ao longo da vida, o ser humano vive três fases econômicas: A primeira fase durante a infância até a juventude onde há dependência dos responsáveis. A segunda é durante a fase adulta, com os maiores recebimentos e a última fase, a terceira, é o momento que são observadas as quedas de receitas e aumento de alguns gastos.