O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 17 e 21 de agosto.

  • Balanço do Ministério da Saúde mostra que total de brasileiros mortos por Covid-19 é de 113.358;
  • Goiás registra 89 mortes e 1.600 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas;
  • Passa de 29.500 o número de casos confirmados de Covid-19 em Goiânia;
  • Prefeitura de Goiânia vai testar moradores das regiões Sul e Campinas Centro na próxima semana;
  • No cenário político: Municípios do entorno de Goiânia e do DF terão direito a ajuda emergencial para transporte;
  • Termo de compromisso para eleições limpas teve adesão de 10 partidos;
  • Presidente do Sindicato diz que não há movimento das autoridades para ajudar escolas particulares;
  • Você também confere o que foi destaque no Tom Maior desta semana.

Covid-19

Goiás

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que Goiás possui 113.488 casos confirmados de Covid-19 e 2.647 mortes pela doença. Foram 89 novos óbitos registrados no estado nas últimas 24 horas. Goiás possui ainda 176 mortes sendo investigadas e 1.088 já foram descartadas.

A taxa de letalidade subiu para 2,33%. Já os casos confirmados registrados nas últimas 24 horas foram 1.652. Ainda existem 176.346 sendo investigados e 86.367 já descartados. Segundo a pasta, 103.647 pessoas já se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, isso representa 91,3% do total de infectados.

Goiânia

Goiânia registrou 20 novas mortes e 853 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. Os números são do informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ainda segundo o informe, a capital goiana já registra 26.393 recuperados da doença causada pelo novo coronavírus, o que corresponde a 89% do total de infectados.

O documento aponta ainda 325 internações por causa da doença, 15 a menos que ontem, e 2008 pessoas seguem em acompanhamento domiciliar. A quantidade conta com 288 a menos que no dia anterior.

Aparecida de Goiânia

Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde do município informou que 1.394 teste foram realizados, sendo que 318 confirmaram novos casos da doença. No momento, a cidade possui 807 casos ativos. De 19.191 casos confirmados, 18.084 estão recuperados e 296 vieram a óbito por conta da doença, sendo 8 registrado nas últimas 24 horas.

Testes de Covid-19

A partir de segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde vai testar moradores das regiões Sul e Campinas Centro da capital. As duas contemplam 109 bairros e foram escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias. A região Sul será a primeira a receber as equipes de testagem.

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h haverão pontos para realização dos testes no Cepal do Jardim América, somente na modalidade de drive-thru. Na Escola Municipal Moacir Mondar Brandão, ao lado do Cepal, serão atendidos os pedestres.

Já na região Campinas Centro os testes se iniciam na quinta-feira (27) e vão até sábado, também das das 8h às 17h. A testagem será feita na Escola Municipal Santa Helena, Vila Paraíso e no Parque Agropecuário de Goiânia. Nos dois locais os atendimento serão na modalidades de drive-thru e pedestre.

Reinfecção por coronavírus

O médico infectologista, Boaventura Braz de Queiroz, em entrevista à Sagres 730, disse que a hipótese de reinfecção pelo novo coronavírus, ou seja, uma pessoa recuperada da doença ser novamente contaminada, é quase descartada.

Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde criou um grupo para analisar possíveis casos de reinfecção pela Covid-19. Boaventura destacou que já é comprovado que o vírus permanece por até 90 dias no organismo.

Ranking dos setores infectados pelo coronavírus

O Bueno é o primeiro Setor de Goiânia a ultrapassar os mil casos de coronavírus. São 1 MIL E 135 registros até esta sexta-feira. A lista divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na plataforma da Universidade Federal de Goiás, mostra que o Jardim América é o segundo com 722 casos, seguido do setor Oeste com 668.

Política

Transporte coletivo

O substitutivo apresentado pelo relator, deputado federal Hildo Rocha (MDB do Maranhão) cria o Regime Especial de Emergência para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros. O texto permite que os recursos sejam destinados aos estados, ao Distrito Federal, às capitais estaduais, às cidades de regiões metropolitanas e aos municípios com mais de 300 mil habitantes.

Em entrevista à Sagres 730, o deputado explicou que a proposta do substitutivo sofreu alterações após 63 emendas serem apresentadas. “Uma emenda aglutinativa global, onde aproveitamos algumas emendas, foram apresentadas 63 emendas, aproveitamos várias e fizemos mudanças consideráveis no texto do substitutivo que eu tinha apresentado”. Uma das mudanças é que o recuso poderá ser destinado a cidades acima de 200 mil habitantes.

O projeto pretende usar do Fundo de Reserva Monetário R$ 4 bilhões para dar apoio considerável para os usuários do transporte coletivo. Cada Unidade Federativa deve receber 30% desse recurso, segundo Hildo Rocha, o governo do estado poderá investir na região metropolitana e nos municípios que não serão atendidos pelo substitutivo. “O governo estadual fará os investimentos, seja na área de aquisição de novos ônibus, construção de estações de passageiros, entre outras formas de utilizar esse recurso para o transporte coletivo”, ressaltou.

Programa de suspensão de contratos e redução salarial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai prorrogar, por dois meses, o programa que permite a empresas suspender contratos ou reduzir a jornada de trabalho e o salário de funcionários. O programa foi anunciado em abril como medida para evitar um aumento ainda maior do desemprego diante da pandemia do novo coronavírus, que provocou restrições no funcionamento ou mesmo o fechamento de parte do comércio e da indústria.

A medida provisória inicial, que foi sancionada no início de julho e transformada em lei, previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70% por até três meses. No dia 14 de julho, o governo publicou a primeira prorrogação do programa, elevando para até 4 meses o período em que as empresas poderiam reduzir jornada e salário dos funcionários, e também fazer a suspensão dos contratos.

Eleições 2020

Em Goiás, mais de 4.600 milhões de pessoas estão aptas a votar para definir os prefeitos e vereadores dos 246 municípios do estado nas eleições deste ano. A pouco mais de dois meses do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás já está se preparando.

Neste ano, haverá algumas mudanças no processo de votação, causadas pela pandemia. A principal delas é decisão de não utilizar a biometria para a identificação dos eleitores com o intuito de evitar a disseminação do coronavírus. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Se necessário segundo turno, este será realizado no dia 29 do mesmo mês.

Mercado

Empregos

O Brasil voltou a gerar empregos com carteira assinada em julho, quando o saldo líquido somou 131.010 vagas abertas, informou o Ministério da Economia. No mês passado, foram contratados 1.043.650 trabalhadores formais, e demitidos 912.640.

A programação inicial do governo era de que o resultado seria publicado somente na quinta-feira da semana que vem, mas a divulgação foi antecipada pela área econômica. A evolução positiva do emprego formal se dá após quatro meses de queda, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Justiça

Operação Vendilhões

Cerca de 60 milhões em dinheiro e imóveis foram bloqueados pela Operação Vendilhões, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás, e que investiga que apura irregularidades relacionadas à Associação Filhos do Pai Eterno.

De acordo com o coordenador da operação, promotor de Justiça Sebastião Marcos Martins, a operação analisa uma movimentação financeira equivalente a 1 bilhão e 700 milhões de reais. Nela o Gaeco descobriu, segundo Sebastião Marcos Martins, uma grande teia de movimentações financeiras, envolvendo a compra e venda de imóveis – casas, apartamentos e fazendas – em Goiás e outros Estados, além de transferências de valores entre contas bancárias.

Na operação, o MP acusa o presidente da Afipe e reitor da Basílica de Trindade, padre Robson de Oliveira, de desviar recursos da associação. Em março, a juíza Placidina Pires, a juíza Placidina Pires, da Vara de Feitos Relativos a Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais, negou pedido do Ministério Público para prisão do padre.

Greve dos Correios

Os Correios afirmaram nesta quinta-feira (20) que nenhum direitos dos trabalhadores da estatal foi retirado. Parte dos servidores estão de greve desde a última segunda-feira (17) por tempo indeterminado contra a proposta de privatização da empresa e pela manutenção de benefícios trabalhistas, além de reivindicar mais atenção da companhia quanto aos riscos do novo coronavírus.

Em nota, os Correios afirmam que apenas readequou “os benefícios que extrapolavam a CLT e outras legislações, para alinhar a estatal ao que é praticado no mercado” e que a “diminuição de despesas prevista com as medidas é da ordem de R$ 600 milhões anuais”. De acordo com os Correios, o tíquetes refeição e alimentação também permanecem sendo pagos, de acordo com a jornada de cada empregado. Segundo a estatal, estão mantidos também, a carteiros e atendentes, os respectivos adicionais de Distribuição/Coleta, Tratamento e Atendimento.

Educação

Volta às aulas

Com as regras estabelecidas pelo Conselho Estadual de Saúde, dificilmente as aulas presenciais retornarão em Goiás em 2020. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandro, o retorno às salas de aula só deve ocorrem caso haja redução da taxa de ocupação de UTIs por Covid-19 e de óbitos pela doença, e que esses índice se mantenham estáveis por pelo menos um mês.

“Será quando tivermos uma taxa de ocupação de UTI Covid menor ou igual a 75% sustentada por quatro semanas. Hoje estamos na casa de 82% até 86%, variando”, afirma. “O outro critério é uma redução da taxa de óbitos, pelo menos 15%, também sustentada ao longo de quatro semanas”, complementa.

Em julho, o Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás já havia determinado que as aulas presenciais ficariam suspensas até o fim de agosto. Depois, ficou definido que o regime de aulas não presenciais (Reanp) fosse mantido até dezembro deste ano.

Sagres em Tom Maior

Paramédica brasileira em Londres

Há 17 anos, Priscila Currie foi do Rio de Janeiro para o Reino Unido melhorar o seu inglês e ascendeu à profissão de Paramédica. A brasileira trabalha para o sistema único de saúde britânico, formada em Ciências Paramédicas pela St. George’s University of London, uma das melhores universidades clínicas do mundo, também atua como “Fast Response Senior Paramedic” sozinha em um carro de ambulância.

Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV a brasileira paramédica contou como foi a sua jornada e como tem enfrentado o novo coronavírus atuando na linha de frente de outro país.

Dia do Estagiário

O Dia do Estagiário é comemorado nesta terça-feira, 18 de agosto. A data foi instituída em 1982 conforme o decreto 87.497. É considerado estágio curricular qualquer atividade de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho.

Segundo o presidente do Instituto Promover (Iphac), Valdinei Valério, em entrevista à Sagres TV, é importante proporcionar ao estudante uma possibilidade de exercer a prática da sua área.

“Nós sabemos que é diferente ouvir a teoria e realmente colocá-la em prática e o estágio é esse momento de aprendizado e conhecimento da área escolhida”, explica.

Valdinei Valério esclarece que somente possuir habilidades técnicas e cognitivas já não são um diferencial para um estagiário. Segundo o presidente do Iphac, o mercado procura habilidades socioemocionais.

Doenças psicossomáticas

Muito se fala sobre o poder do cérebro sobre a saúde do corpo. O tema levanta questionamentos como se as pessoas são “poderosas” em criar doenças ou aplicar este poder na cura delas? As doenças psicossomáticas estão totalmente ligadas ao emocional, e corpo e mente estão inteiramente integrados. É o que explica a psicóloga clínica Abnilsa Durães, em entrevista à Sagres TV.

“Nossa saúde mental é integrada, não existe uma separação entre mente e corpo. Nós somos por completo toda a nossa mente como tudo que sentimos e pensamos acontece no corpo. A emoção que a gente sente acontece em um lugar, que é o corpo”, esclarece. “Nossa musculatura está relacionada a tudo o que a gente sente e pensa. Quando a gente está muito preocupado com uma coisa, nossa musculatura vai reagir como uma forma de proteção, um sistema de defesa”, complementa.

Segundo a psicóloga, com o sofrimento emocional e psicológico, o corpo pode produzir cortisol, o hormônio do estresse, e com a repetição desta descarga hormonal, o organismo pode ficar cada vez mais debilitado a ponto de adoecer.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.