O livro-reportagem “Orizona: a voz do campo no coração do Brasil”, relata experiências da vida no campo, no interior do estado de Goiás. O enredo foi produzido pela jornalista e redatora do Portal Agromulher, Marluce Corrêa Ribeiro.

Segundo a jornalista, a ideia do livro veio com o momento de escolher qual seria o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no ano de 2016. A vontade de contar as histórias do interior do Estado surgiu a partir do momento que ela começou a cursar a disciplina de livro-reportagem.

“Foi ali que eu decidi o que eu queria fazer para concluir minha faculdade. Eu sou de Orizona, do campo, e queria dar voz a essas pessoas e histórias, porque eu acredito que isso não podia se perder no tempo”, explicou a jornalista.

De acordo com Marluce Corrêa, o desejo de mostrar para as pessoas como era a vida no campo, no século passado, foi um dos motivos que impulsionou a vontade de escrever o livro-reportagem.

“Queria que aqueles que nunca viveram algo parecido, pudessem conhecer como é viver no campo. As pessoas precisam saber como era a vida em Orizona no século passado e como as coisas foram mudando com a evolução da tecnologia”, ressaltou a jornalista.

Para a redatora, a população busca ter uma maior qualidade de vida, entendendo que não precisa de muito para ter uma melhora significativa neste quesito.

“Vejo que a vida no campo pode ser uma oportunidade vista por muitos. Ir para as cidades pequenas agora é uma opção, principalmente porque a pandemia mostrou que é possível trabalhar em casa, e não precisamos viver nas grandes cidades para conseguir exercer uma profissão”, afirmou.

Confira na íntegra a entrevista com Marluce Corrêa Ribeiro, no Tom Maior #84