A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, acontecerá somente em 2025 em Belém. No entanto, a capital paraense já recebeu nesta segunda-feira (26) a primeira reunião técnica de preparação para o evento.
Belém foi a escolhida para sediar o evento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo anúncio foi feito pelo governo federal no último dia 26 de maio.
Leia mais: COP 30: especialista fala sobre importância de trazer evento para o Brasil
O encontro, porém, ocorreu no Centro de Convenções de Belém e contou com a presença do governador Helder Barbalho (MDB), de secretários de Estado, prefeitos, diplomatas, ministros e especialistas.
“Hoje é dia de imersão sobre a COP. Conseguimos reunir palestrantes que são parceiros do Governo do Estado nas iniciativas que fizeram com que o Pará viabilizasse a candidatura e, agora, ser sede deste evento global”, disse Barbalho. “Estamos falando de um evento que vai reunir desde os povos tradicionais até os presidentes dos maiores e mais importantes países. Serão 197 países presentes em nosso Estado. Precisamos estar preparados e termos a dimensão de nossas responsabilidades. A nossa agenda é dar conta do recado e fazer a melhor COP do mundo aqui em Belém do Pará”, complementou o governador.
Ministra
Além disso, também presente na reunião, a ministra Liliam Chagas, do Departamento de Clima do Ministério de Relações Exteriores (MRE), ponderou que a COP é um evento que cresce em tamanho e participação a cada edição. A ministra explicou, contudo, que a COP é uma reunião intergovernamental entre países. “É um evento dinâmico que aumenta de dimensão e importância a cada ano. Possivelmente a de 2025 seja a maior da história”, ponderou Liliam Chagas.
Leia mais: COP 30: BNDES apoia Belém com recursos para energia renovável e bioeconomia
Ademais, a estimativa é que Belém receba representantes de quase 200 países. A reunião, entretanto, teve como objetivo inicial compartilhar informações e esclarecer dúvidas para a elaboração das ações preparatórias da COP 30.
“Esse evento é o maior encontro das Nações Unidas. Belém estar recebendo um evento desta magnitude e importância é algo especial. Quero agradecer aos paraenses que estão dispostos em receber um evento deste porte. Não é simplesmente uma COP, ele vem 33 anos após a Rio 92 e 10 anos após o acordo de Paris”, avaliou a secretária de Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Toni.
COP
A Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, a COP, reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra. A conferência deste ano será nos Emirados Árabes. A de 2024, todavia, ainda não tem sede definida.
Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 13 – Ação contra mudança global do clima.
Leia mais
Especialistas apontam necessidade de ampliação de oportunidades na educação
ONU cobra respostas do governo Lula sobre promessas na área de Direitos Humanos