O crescimento do cooperativismo goiano chamou a atenção da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). De acordo com os números, atualmente em Goiás há 250 cooperativas em atividade, gerando 13 mil empregos diretos e quase 300 mil cooperados.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta sexta-feira (15), o presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira, destacou a atividade no Estado e o tamanho desse crescimento das cooperativas nos últimos anos.

“Só durante a pandemia o sistema cresceu cerca de 40%, com destaque para as cooperativas do agronegócio, de crédito e também de transporte. Hoje o cooperativismo goiano representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no Estado de Goiás”, afirmou.

Luís Alberto Pereira ainda explicou o porquê desse crescimento justamente na pandemia, relacionando os principais fatores para chegar em tais números expressivos que chamaram a atenção da OCB nacional.

“Em momento de crise, o cooperativismo costuma crescer mais, porque ele está mais próximo de seus cooperados e atende suas necessidades. O cooperativismo de crédito foi um dos grandes responsáveis por atender as necessidades de suas empresas cooperadas nesse período. Para se ter uma ideia foi um dos maiores repassadores daquela linha emergencial do Pronampe que o Governo Federal lançou”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: