Em continuidade aos 12 episódios da segunda temporada da série Caminhos da Sustentabilidade, do Sistema Sagres, que aborda o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Organização das Nações Unidas (ONU), Consumo e Produção Responsáveis, o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, analisa os impactos dos defensivos agrícolas na economia e na saúde das pessoas e do ecossistema, e a possibilidade de barreiras técnicas e sanitárias para o futuro.

“Hoje o Brasil tem uma dependência forte do agronegócio. Quando a gente fala de uma produção de larga escala, infelizmente falamos de um momento que a humanidade está vivendo, que são alterações climáticas, aquecimento global e uma necessidade da utilização de muitos defensivos agrícolas. Quando falamos de sustentabilidade, saúde do consumo e também a visão de longo prazo da economia, as coisas começa a ficar um pouco mais turbulentas”, avalia.

Ongaratto questiona a diversificação de negócios no Brasil e avalia se sustentabilidade e produção de defensivos agrícolas podem ou não caminhar juntos.

“Quando a gente fala de aumento, dessa importância econômica do agronegócio, falamos também do aumento das fronteiras, cada vez mais áreas se tornando cultiváveis e há uma necessidade para isso. Só que com isso a gente também abre mão, muitas vezes, de abrir áreas mais sustentáveis, orgânicas. Toda vez que aumento essa fronteira e utilizo defensivos agrícolas que não são permitidos, por exemplo, para o cultivo orgânico, estamos falando de menos cultivos naturais e biodinâmicos. Então, acaba que vai empobrecendo a fauna e a flora. A gente abre mão economicamente de ter mais possibilidades para explorar mais uma atividade que tem pouco relativo agregado dentro da economia e geração de emprego”, argumenta.

Assista à entrevista na íntegra a seguir

Confira episódios anteriores desta segunda temporada

Caminhos da Sustentabilidade #3 | O desperdício de alimentos e a produção e consumo para toda a cidade

Caminhos da Sustentabilidade #2 | Gestão sustentável e eficiência no consumo de recursos naturais

Caminhos da Sustentabilidade #1 | Como o consumidor pode identificar produtos sustentáveis