Sagres em OFF
Rubens Salomão

DEM aumenta número de filiados em Goiás, enquanto MDB e PSDB encolhem nos últimos 4 anos

Protagonistas em diversas eleições passadas em Goiás, MDB e PSDB perderam filiados nos últimos quatro anos. De acordo com levantamento feito pela Sagres em Off, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as legendas continuam sendo as duas maiores do estado, no entanto, encolheram.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Em 2017, o MDB tinha 139 mil 654 membros, o que representava 20,8% dos filiados a partidos políticos em Goiás. Hoje o número é de 120 mil 800, o equivalente a 18,4%; O MDB perdeu 18 mil 854 integrantes.

Já o PSDB, há um ano das eleições de 2018 tinha 78 mil 556 filiados em Goiás, um total de 11,7% de todos os integrantes ligados a partidos no estado. Já em outubro de 2021, o número caiu para 71 mil 366, o que representa 10,87% do universo de filiados a partidos políticos. O PSDB do ex-governador Marconi Perillo perdeu 7190 membros nos últimos quatro anos.

MDB e PSDB, que já polarizaram diversas eleições em Goiás, enfrentam atualmente situações distintas. O MDB não terá candidato ao governo estadual em 2022, já que o presidente estadual da legenda, Daniel Vilela, foi anunciado como vice na chapa do governador Ronaldo Caiado. O PSDB enfrenta muitas dificuldades para recuperação dos desgastes sofridos após o pleito de 2018.

DEM

Partido do governador Ronaldo Caiado, o DEM é o 4° maior em Goiás. A legenda conseguiu aumentar o número de filiados, passando de 46 mil 192 para 49 mil 779. Em termos percentuais no universo de filiados a partidos políticos, o DEM passou de 6,88% para 7,5%.

Foto: Governo de Goiás/Divulgação

Perdas

Além de MDB e PSDB, outros grandes partidos perderam integrantes. É o caso do PP, terceiro maior partido de Goiás que saiu da casa de 56 mil 368 filiados para 53 mil 966. Quinto maior partido no estado, o PT do ex-presidente Lula também perdeu membros, passando de 46 mil 889 para 44 mil 506.

Migração

O levantamento feito pela coluna indica que partidos médios conseguiram atrair novos membros nos últimos quatro anos e cresceram em relação a 2017. É o caso das seguintes legendas: Podemos, PROS, PRTB, PSB, PSC, PSD, Republicanos, Solidariedade, PTB e Cidadania. O Podemos, partido presidido pelo deputado federal José Nelto, foi o que mais ganhou filiados nos últimos quatro anos, passando de 8 mil 966 para 20 mil 176.

(Foto: Marcos Kennedy)

Perderam

Por outro lado, PDT, PL e PSL perderam filiados. O PSL contava em Goiás com 7 mil 513 membros e agora são 3.509, ou seja, praticamente a metade.

Giro

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), fez um giro no último sábado (6) em cidades do Vale do Araguaia e percorreu os municípios de Araguapaz, Mozarlândia, Nova Crixás e Mundo Novo. Em algumas agendas, Mendanha esteve acompanhado dos deputados estaduais Paulo César Martins (MDB) e Cláudio Meirelles (PTC). Nas redes sociais, o prefeito relatou que trata-se de um processo de ouvir as propostas das pessoas, além da construção de um projeto alternativo ao do governo estadual.

Pausa

Diferentes eventos políticos que estavam previstos para este final de semana foram adiados devido à morte da cantora Marília Mendonça e de outras quatro pessoas que estavam em um avião que caiu em Minas Gerais, na última sexta-feira (5). O MDB cancelou encontro que seria realizado em Anápolis e o PSDB cancelou atividade programada em São Luís de Montes Belos. Diferente dos dois partidos, o PSD realizou ação em Ipiranga de Goiás.

Mais lidas:

Leia também: