O Goianésia recebe o Vila Nova na próxima quarta-feira(09) na primeira partida das quartas de final do Goianão 2022 e o técnico Edson Júnior do Azulão, sabe das dificuldades. Embora o Goianésia tenha sido o clube a se classificar com a menor pontuação, Edson Júnior entende que se trata a partir de agora, de um novo campeonato. Dessa forma, o comandante do Goianésia confia no crescimento de seu time, para que chegue à semifinal.

“Uma classificação que a gente esperava que fosse de uma maneira mais fácil. Acredito muito no elenco que a gente tem em mãos. Porém, infelizmente não conseguimos fazer uma fase classificatória tão boa, mas conseguimos a classificação. Então agora é um novo campeonato, contra uma grande equipe que conheço muito bem, assisti o jogo contra o Goiatuba. Sabemos que serão dois jogos dificílimos, mas temos todas as condições de passar de fase, pra chegar na semifinal”, destacou Edson Júnior.

Leia também – Higo Magalhães nega favoritismo do Vila Nova contra o Goianésia e cogita retorno de Bruno Collaço

Buscando o equilíbrio                                                 

Apesar de ter o terceiro melhor ataque da competição, com 14 gols pró, o Goianésia tem a pior defesa, com 16 gols sofridos. Assim, Edson Júnior compreende que é preciso achar o equilíbrio no time, para alcançar os objetivos no Goianão. Contudo, o comandante do Azulão lembra também, as dificuldades entre os jogos, pelo pouco tempo de recuperação dos atletas, e também de treinos.

“Não temos o que lamentar sobre o que já passou, mas o campeonato para os times do interior é muito pesado. Não temos tempo de treinar, recuperar atletas. Então se o atleta sente algum desconforto a gente tem que poupar e tivemos que fazer isso em vários jogos. Dessa forma, acho que consegui repetir a equipe que acredito ser a ideal, só em duas vezes”.

Pensando no confronto das quaras de final diante do Vila Nova, Edson Júnior acredita na força do torcedor do Goianésia e na motivação natural para os confrontos. Ainda assim, complementando sua análise, Edson Júnior avalia a busca pelo equilíbrio em seu time, confia na presença do torcedor e na conquista à próxima fase.

“Agora tivemos uma reunião com os atletas, tivemos uma classificação dificílima e me preocupo muito com os números. Porém agora é um novo campeonato. Existe uma motivação muito grande, tenho certeza que nosso torcedor entender isso, e vai lotar o nosso estádio. Assim, vamos buscar ter o equilíbrio, buscar fazer o que a gente sabe, que são os gols. Sofremos quatro gols contra o Goiás e três contra o Anápolis. Então a gente tem que equilibrar isso e agora não tem mais como poupar. Quem estiver à disposição vai jogar, pra gente fazer dois grandes jogos e buscar a classificação”.

Primeiro jogo em casa

O primeiro confronto acontecerá no Valdeir José de Oliveira em Goianésia, na próxima quarta-feira(09), às 20h. Embora muitos considerem fazer o segundo jogo em casa, Edson Júnior enxerga aspectos positivos em começar o mata-mata, em seus domínios.

“Por ser gaúcho, eu convivo muito com argentinos e uruguaios e eles falam que nessa situação de campeonato, é melhor iniciar em casa, pra buscar uma vantagem e no segundo jogo, tentar controlar isso. Não temos tempo de recuperar, jogamos no último sábado, já temos o jogo na próxima quarta e depois no sábado. Então não temos tempo de recuperar atleta ou treinar. Estamos com o foco total nesse primeiro jogo contra o Vila Nova”, analisou o técnico.

Leia também – Atlético, Goiás ou Vila Nova: quem é o favorito ao título do Goianão após a 1ª fase?

Edson Júnior analisa o Vila Nova

O Vila Nova terminou a primeira fase na liderança do Grupo B e Edson Júnior sabe das dificuldades que o Goianésia terá pela frente. Assim, alguns pontos específicos chamam a atenção do treinador, que demonstra estar por dentro dos perigos que o adversário pode oferecer ao Goianésia.

“A gente vê uma fase muito boa do Georgemy, a base da defesa está mantida e o ataque, sabemos que tem muita qualidade. Acompanhei bastante o Matheuzinho na época do Atlético, o Jean Silva é muito perigoso, o Wagner é o homem de criação que realmente é um camisa 10 e o Rubens um finalizador. Além disso, o Pablo Roberto foi meu atleta no Atlético, na formação em 2017, promissor e fico muito feliz pelo crescimento profissional dele. Então o elenco é mantido, infelizmente não conseguimos fazer isso no Goianésia e o Vila sim”.

Ainda na mesma resposta, Edson Júnior complementou estudar a frma do adversário atuar. No entanto, o comandante do Azulão também ressaltou que o Goianésia também presisa fazer sua parte, para não sofrer gols como sofreu por exemplo, diante do Goiás. Naquela oportunidade o Azulão chegou a abrir três a um no placar e sofreu a virada.

“Estamos muito atentos. Assim, vamos analisar e mapear as principais jogadas do Vila Nova, não somente pra conter, mas pra que a gente possa jogar. Fizemos três gols no Goiás, depois sofremos a virada e não tivemos força pra buscar o resultado, um apagão. Então precisamos do equilíbrio, e se conseguirmos isso, faremos dois grandes jogos e a gente acredita nisso”, analisou Edson Jr.

Edson Júnior x Higo Magalhães

Apesar de ter uma carreira considerável como técnico, com pouco mais de dez anos, Edson Júnior tem apenas 45 anos. Por outro lado, Higo Magalhães, técnico do Vila Nova, tem 39 anos e só na temporada passada, começou seu trabalho como treinador do time profissional do Vila Nova. Todavia, ambos tem experiências como treinadores de categorias de base, o que é comum nessa profissão. Assim, Edson Júnior demonstra respeito com o adversário dessas quartas de final e sabe que ambos se estudarão, para os dois duelos.

“Só conheço o Higo de acompanhar os jogos, não conheço pessoalmente. É um colega de profissão e eu respeito muito por que a gente sabe o que sofremos dentro do futebol brasileiro. Tudo que acontece de bom a gente é lembrado e tudo de errado, somos os culpados. Então é um duelo de dois profissionais jovens, vamos enfrentar uma grande equipe e temos que realmente, nos impor. Com certeza o Higo vai estudar o Goianésia pra entender o que penso sobre futebol e obviamente eu já estou fazendo isso, pra que a gente possa ter um grande espetáculo. Então, que vença o melhor e espero que seja o Goianésia”, afirmou.

Leia também – Dia Internacional da Mulher: Emanuella Silva revela como união feminina ajudou a superar o câncer

Edson Júnior e o principal para o Goianésia eliminar o Vila Nova

Por fim, o comandante do Azulão revela o que considera como ponto principal nessas quartas de final. De acordo com Edson Júnior, a competitividade pode fazer a diferença, para que o Goianésia supere o Vila Nova e consiga chegar à semifinal do Goianão. Além disso, Edson Júnior também ressalta que o Goianésia não tem a característica de esperar o adversário, e isso deve ser mantido, nessas quartas de final.

“Competitividade. Uma das coisas que mais cobro dos meus atletas é a competitividade, entrega e concentração. Então não podemos esperar o Vila Nova jogar, propor o jogo pra depois começar a jogar. O Goianésia não tem essa característica, somos uma equipe que propõe, que é forte no seu ataque. Então acredito que temos que ser competitivos, querer vencer o adversário, independente de quem seja”, revelou Edson Júnior.