Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na quarta-feira (21), visa incluir a educação climática como disciplina nas escolas do estado. A proposta é a criação de uma disciplina transversal multidisciplinar sobre como as mudanças climáticas afetam a vida da população.

A disciplina abordaria os efeitos das mudanças climáticas em aspectos relevantes como a saúde, a economia e a cultura. Além disso, como matéria escolar, ela teria a função de levantar as causas e características da crise climática e sugerir formas práticas para mitigar os efeitos no cotidiano, sobretudo em temas específicos para o bioma Cerrado.

O autor do projeto justifica a disciplina como uma forma de Goiás combater o aquecimento global e as alterações ambientais no estado. São problemas como seca, calor extremo, poluição e fenômenos do clima. A questão ambiental afeta a agropecuária, principal atividade econômica de Goiás. Por isso, o deputado sugeriu que a disciplina seja aplicada numa parceria das pastas da Educação e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto de lei surgiu do Manifesto Jovens pela Educação Climática que busca incluir a educação climática como disciplina oficial na Educação Básica do país. O manifesto reúne jovens de 16 a 24 anos dos estados de Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade e o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

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