Os candidatos a prefeito de Goiânia, Alysson Lima (Solidariedade), Fábio Júnior (UP) e Manu Jacob (PSOL) propõe a criação de uma secretaria de Segurança Pública. Os Estados têm a responsabilidade na área da Segurança e os municípios ações complementares. O tema vai sendo destacado pelos prefeitáveis durante a campanha.

Alysson Lima (Solidariedade) sugere a criação da Secretaria de Segurança Pública de Goiânia, assim como do Centro de Segurança Comunitária. Outra proposta do prefeitável é a realização de concursos para suprimento de efetivo da Guarda e da Defesa Civil.

Leia também

Lideranças e candidatos bolsonaristas trocam ataques e consolidam divisão em Goiânia

Eleições 2020: saiba como consultar seu local de votação

Eleições 2020: Confira a agenda dos candidatos à Prefeitura de Goiânia desta quarta-feira (4)

Ele ainda citou no plano de governo, o reaparelhamento da Guarda. Outro item foi a aquisição de novas tecnologias como drones e câmeras de segurança, com capacidade para captura de imagens noturnas e de maior alcance.

Manu Jacob (PSOL) defende a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania que inclua as agências da Guarda Civil Metropolitana, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), e a Defesa Civil Municipal. Outra proposta é de implantar conselhos municipais de segurança, com a participação do poder público e da sociedade civil.

Fábio Júnior (UP) também defende a criação uma Secretaria de Segurança Pública Municipal; Ele propõe a criação da rede digital (aplicativo) de segurança cidadã. Um dos pontos mais polêmicos apresentado pelo prefeitável é a extinção da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

O candidato ainda pretende instituir um programa de formação em direitos humanos para os agentes da Guarda Civil Municipal; Fortalecer as existentes e criar novas casas de acolhimento de vítimas e familiares de violência.