Um estudo realizado na Espanha indica o banho de floresta para o bem-estar emocional e alívio dos sintomas da depressão e ansiedade. Os efeitos positivos da exposição ao ar livre em meio a floresta surgiu na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) depois que estudos asiáticos apontaram para a possibilidade.
Os japoneses adotam o banho de floresta como prática terapêutica de imersão e percepção sensorial e ela tem até nome específico: shinrin-yoku. Por isso, então, o estudo espanhol verificou os resultados na população de Barcelona. A imersão reduz os sintomas de ansiedade e depressão, mas também se mostrou eficaz na melhora da imunidade, cardiovascular e respiratória.
Na Espanha, os pesquisadores tiveram a ajuda de 46 pessoas de 18 a 75 anos que vivem com sintomas leves de ansiedade e depressão. O grupo passou por avaliações clínicas e psicológicas e responderam fichas no início da pesquisa, antes e depois das duas sessões de banho de floresta guiado, após 24 horas de cada sessão e no fim do estudo.
Então, os pesquisadores avaliaram que a imersão na floresta auxilia no bem-estar emocional e diminui sintomas dos transtornos mentais. Segundo a pesquisa, a exposição tem impacto imediato e tem resultados positivos nas sensações corporais e para os pensamentos.
*Com portal CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.
Leia mais: