A vacinação contra a raiva continua em Goiânia e em Aparecida de Goiânia neste sábado (10). Na capital, são 106 pontos nos Distritos Sanitários Centro/Campinas e Norte, sempre das 8h às 17h.

Só em Goiânia, já foram imunizados 21.623 cães e gatos. A expectativa é de que campanha alcance 80% da população animal, estimada em 210 mil bichos.

Em Aparecida, são 50 postos, também no mesmo horário. A meta é vacinar mais de 72 mil animais no município.

Confira os locais:

Goiânia

Durante a semana, a vacina está disponível na sede dos sete Distritos, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, e no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Cronograma de vacinação antirrábica
-Dia 10/09 – Distrito Campinas/Centro e Distrito Norte (106 pontos de vacinação)
-Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação)
-Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação)

Índice de vacinação nas últimas campanhas
-2019: Não houve campanha de vacinação antirrábica por falta de fornecimento de vacina por parte do Ministério da Saúde.
-2020: 58.435, 36,59% (campanha prejudicada pela pandemia, nem mesmo foi estipulada uma meta).
-2021: 126.031 animais vacinados, sendo 109.644 cães e 16.387 gatos (73,21% da meta foi alcançada).

Clique aqui e acesse o link para conferir os locais e datas dos sábados de vacinação antirrábica em Goiânia

Aparecida de Goiânia

Foto: Divulgação/Secom Aparecida de Goiânia

As ações são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Caraíbas e Bandeirantes, e na Escola Municipal Vilmar G. da Silva, Colégio Estadual Buriti Sereno Garden, Escola Evangélica Maranata, Escola Municipal Levina M. V. de Oliveira, Escola Estadual Simino R. de Siqueira, Escola Municipal Amélia Cândida Brasil e Escola Municipal Ari Caetano da Costa.

Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

O médico veterinário João Eduardo Nicaretta, da equipe da Zoonoses, informa que a vacinação a domicílio também atende a situações como dificuldade de locomoção dos donos dos animais; tais como pessoas acamadas e deficientes físicos, ou que têm animais mais agressivos. “Na modalidade domiciliar temos tido bastante procura, uma média de 30 agendamentos diários”, frisa ele.

Para receber a imunização, os bichos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando.

De segunda-feira a sábado há o posto fixo na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Aparecida de Goiânia. Confira a seguir os locais de vacinação neste e nos próximos sábados.

10 de setembro

UBS Garavelo Park

UBS Caraíbas

UBS Bandeirantes

Escola Municipal Vilmar G. da Silva

Colégio Estadual Buriti Sereno Garden

Escola Evangélica Maranata

Escola Municipal Levina M.V. de Oliveira

Escola Estadual Simino R. de Siqueira

Escola Municipal Amélia Cândida Brasil

Escola Municipal Ari Caetano da Costa

17 de setembro

UBS Cândido de Queiroz

UBS Papilon Park

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Ilda

Cais Nova Era

Escola Municipal Rogério Bonifácio

Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira

Escola Municipal Cidade Vera Cruz

Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.

24 de setembro

UBS Parque das Nações
UBS Colina Azul
UBS Independência Mansões
UBS Andrade Reis
UBS Veiga Jardim
UBS Santo André
Escola Municipal Roque Inocêncio
Escola Municipal Olentino Xavier da Costa
Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo
Escola Municipal Deraldo Lisboa
Parque da Família – Avenida Independência

Formas de contato da raiva

A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados, como de animais silvestres. Morcegos, cavalos e vacas também podem ser fontes de transmissão.

Tanto em animais, quanto em humanos, a doença é caracterizada por sintomas neurológicos, com multiplicação do vírus no local da lesão e, posteriormente, migrando para o sistema nervoso e outros órgãos, principalmente para as glândulas salivares.

No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão, para, em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento.

Leia mais