Após a prorrogação da campanha de vacinação contra influenza em Goiânia, a cobertura vacinal apresentou um aumento de 1,93% desde o dia primeiro de junho. A atualização dos dados demonstra que o atual índice geral está em 83,17% e com estimativa de crescimento para as próximas duas semanas. Dentro das categorias alvos, o público infantil é o mais preocupante, por apresentarem a menor taxa de participação.

Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Polyana Braga, apenas 39,43% das crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, foram imunizadas.  “Essa situação nos preocupa, pois já temos 20 casos de influenza confirmados em Goiânia em 2020 e, portanto, há circulação do vírus na cidade. É um vírus que também leva a síndrome respiratória aguda grave e pode evoluir para óbito e as crianças de 6 meses a menores de seis anos são vulneráveis a esse vírus, por isso, é importante a imunização”, explica.

Conforme informações, os idosos apresentaram o maior percentual com 130,44% de imunizados. As gestantes e puérperas registraram, respectivamente, 55,13% e 72,70%, os adultos entre 55 e 59 anos e trabalhadores da saúde apresentaram 56,66% e 87,23% de cobertura vacinal. Durante essa campanha, que teve início em março, já foram vacinadas contra a gripe um total de 406.450 pessoas.

Sarampo 

Nesta segunda-feria (15), o balanço da Campanha de Vacinação contra o sarampo também foi divulgado. Até o momento 24.967 doses foram aplicadas no público-alvo que são adultos de 20 a 49 anos.

A duas campanhas se encerram em 30 de junho. Quem quiser se imunizar deve procurar uma das 65 salas de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. Confira a lista das sala de vacina clicando aqui.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia