Estamos vivendo a era da tecnologia. Em meio aos novos aplicativos, programas e atualizações, os cadernos perdem cada vez mais espaço para os tablets e celulares. E agora com a inteligência artificial surgem também novas formas de obter conhecimento.
O estudante Arthur Reis Dias, de 16 anos, está no primeiro ano do ensino médio e conta que a inteligência artificial é uma realidade do dia a dia dele e dos amigos. Segundo o jovem, não adianta negar que essa tecnologia chegou, e é importante que os educadores alinhem isso nas aulas.
“Eu uso para muita coisa como criar imagens, textos, slides e até tirar dúvidas. Sabendo usar a inteligência artificial é um grande auxilio”, conta o estudante.
Já o estudante Francisco Tavares, também de 16 anos pontua que essa tecnologia pode ser usada para o ensino e aprendizagem dos alunos, não apenas para burlar as regras. Só que é preciso que os alunos usem o bom senso.
“Dá para aprender muita coisa. Eu uso como se fosse um segundo professor, faço perguntas e uso como uma ferramenta para me ajudar a fazer as tarefas”, explica o estudante.
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Inteligência artificial e educação
As novas tecnologias podem ser um grande auxílio no ensino e aprendizagem. O que está em alta no momento são as inteligências artificiais, que podem ser de grande ajuda na hora de fazer um texto, uma imagem e até vídeos.
Nesse momento de transição uma pergunta pode surgir qual é a hora certa de inserir esse novo método na educação. A professora do hub de ciências, Thaiza Montine ressalta que mais importante que escolher o momento certo é ajudar o aluno a ter consciência do certo e errado.
“Eu sempre acredito que toda hora é hora. O importante é a gente despertar uma sensibilização nesses alunos. Precisamos auxiliá-los a despertar consciência de como usar, do que é certo e o que é errado”, afirma a professora.
Thaiza pontua que quando a criança desperta o senso crítico do que pode usar, como pode usar, as escolhas certas ficam mais fáceis.
“A própria inteligência artificial não executa tudo o que pedimos. Essa consciência do que eu posso fazer é mais aguçada e a criança entende que ela precisa aprender a fazer um texto, por exemplo, e usar a criatividade sozinha, enquanto os professores orientam quando podem usar essa ferramenta. Depois de um certo tempo o aluno cria senso crítico e essas escolhas se tornam cada vez mais naturais”, ressalta.
Tecnologia para estudar
As Inteligências Artificiais (IAs) se usadas de maneira correta podem ser um grande auxílio para os alunos. Arthur Dias usa a tecnologia para estudar e reforçar o conteúdo visto em sala de aula.
“Usar inteligência artificial é interessante, pois as crianças podem aprender o mesmo conteúdo de formas diferentes do que o professor ensina em sala de aula. Eu pergunto para a inteligência artificial coisas que não entendi durante a aula e ela me explica de maneiras diferentes. Às vezes fica mais fácil para entender com uma perspectiva diferente”, conta.
Cuidados essenciais
Apesar das vantagens em usar inteligência artificial, o advogado especialista em direitos digitais e proteção de dados, Rafael Maciel, ressalta que é importante tomar certos cuidados antes de usar esse recurso. Em tempos de inteligência artificial é importante que se busque informação de fonte confiável.
“As precauções começam desde a escola escolher bem seus fornecedores para que essas crianças não insiram dados em empresas sem segurança. Pois isso elas podem usar essas informações para outras finalidades, como as próprias crianças e adolescentes que devem entender os riscos de se utilizar outras ferramentas que não são as oferecidas pela escola”, frisa.
O especialista finaliza lembrando que outro ponto que precisa ser levado em consideração é que as informações precisam ser pesquisadas.
“As pessoas precisam entender que a inteligência artificial é uma ferramenta e não uma verdade absoluta. É preciso pesquisar em fontes seguras confirmar informações, e jamais usar o auxílio sem uma confirmação e verificação das informações”finaliza.
O tema integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 4 – Educação de Qualidade e 9- Inovação e Infraestrutura
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