O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha morreu neste domingo (23) na capital paulista aos 92 anos de idade. A morte foi confirmado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O profissional é o autor do projeto estrutural do estádio Serra Dourada, a Rodoviária e o Jóquei Clube em Goiânia. A parte arquitetônica havia sido feita pelos arquitetos goianos Aramando Scartezini e Silas Varízio.

Estádio Serra Dourada (Foto: Divulgação)

Com 46 anos de existência, o estádio é o maior o palco do futebol goiano com capacidade para mais de 40 mil pessoas. Fechado desde dezembro de 2019, o Serra Dourada foi inaugurado no dia 9 de março de 1975 com um combinado dos times de Goiás que venceu a Seleção Portuguesa por 2 a 1 e Lincoln, centroavante do Esmeraldino, marcou o primeiro gol brasileiro do estádio.

>>Um ano sem jogos: comentaristas da Sagres são contra demolição do estádio Serra Dourada

Nascido em 25 de outubro de 1928, Paulo Mendes da Rocha foi um dos expoentes da chamada escola paulista, grupo de modernistas liderado por Vilanova Artigas e que produzia uma arquitetura marcada pela ênfase na técnica construtiva, pela adoção do concreto armado aparente e valorização da estrutura.

São de sua autoria projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a reforma da Pinacoteca do Estado (em parceria com Eduardo Colonelli), o Sesc 24 de Maio, e o Museu da Língua Portuguesa, todos na capital paulista. Fora de São Paulo, projetou o novo Museu dos Coches, em Lisboa, e o Cais das Artes, ainda em construção, em Vitória, sua cidade natal.

Entre outras condecorações, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000; o Prêmio Pritzker em 2006; o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016; o Imperiale Praemium no Japão, também em 2016; e a Medalha de Ouro Real de 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA).

A obra de Paulo Mendes da Rocha pode ser conhecida na internet, em material produzido pelo CAU/BR.

Leia também: Deputado Lucas Calil propõe homenagem com inclusão do nome de Maguito Vilela no Serra Dourada

*Com informações da Agência Brasil

Esta postagem foi atualizada no dia 24 de maio de 2021, às 10h33, para correção da informação de que Paulo Mendes fez o projeto arquitetônico do Serra Dourada. Na verdade, ele foi o autor do projeto estrutural do estádio.