A Câmara Municipal aprovou em segunda e última votação o Projeto de Lei nº 178/2020 que declara a gastronomia e a cultura dos pit-dogs como patrimônio cultural e imaterial de Goiânia. Representantes do sindicato dos pit-dogs, o SindiPit-Dog, acompanharam a aprovação do projeto no plenário. A matéria segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz.

“Tradições são aquelas incorporadas em determinado espaço, são costumes desde grupos sociais até grupos maiores, como a cidade. Levando em conta o objetivo deste projeto, é evidente que os pit-dogs estão incorporados à tradição do nosso município. Além do valor cultural considerado pelos munícipes, o serviço prestado sustenta economicamente mais de seis mil famílias”, justificou a autora do projeto, vereadora Sabrina Garcêz (PSD).

O objetivo do projeto é a valorização das tradições goianas e dar respaldo jurídico ao funcionamento dos pit-dogs, que já são considerados patrimônio cultural de Goiás. 

“É importante que a cidade reconheça e organize as informações culturais e históricas para que perpasse às outras gerações e a cidade ateste as tradições em que nossas vidas são construídas. Reconhecer a gastronomia e a arte são exemplos de preservação da nossa história”, completou Sabrina.