Este episódio trata de dois assuntos de destaque na semana: a proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada na Assembleia Legislativa para extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (o TCM) e o novo assalto no duelo político entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

O deputado Henrique Arantes (MDB) apresentou a PEC na Assembleia nesta terça-feira (27). Para tramitar, uma emenda constitucional precisa da assinatura de pelo menos 14 deputados, mas esta PEC recebeu 26 assinaturas, uma a mais que o número necessário para sua aprovação em plenário.

Além de extinguir o TCM, a proposta coloca os sete conselheiros em disponibilidade – pois seus cargos são vitalícios –, com direito à recebimento integral de suas remunerações e todos as demais garantias, inclusive os futuros reajustes salariais dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A emenda determina ainda que todos os servidores efetivos do TCM serão incorporados ao TCE. A PEC entrará em discussão e votação após dez sessões ordinárias contadas a partir de sua leitura em plenário.

Nesta semana o ex-governador Maconi Perillo e o governador Ronaldo Caiado voltaram a se enfrentar, em mais um assalto no duelo político entre eles, desta vez por meio das redes sociais. No sábado (24) Caiado divulgou um vídeo por meio do WhatsApp em que chama Marconi de “bandido”. No dia seguinte circulou o vídeo-resposta de Marconi, com ele qualificando o governador de “malandro”. O embate continuou durante a semana em entrevistas e discursos do governador e em notas emitidas pelo tucano.

Leia mais sobre os temas deste episódio:

‘Surpreso’ com PEC para extinção do TCM, presidente do órgão busca diálogo com deputados

Presidente da Alego é favorável à PEC para extinguir o TCM em Goiás

Rogério Cruz diz que não vê desconforto em possível extinção do TCM

Codego afirma que cessão de áreas busca regularização fundiária de empresas em Anápolis

PEC da Assembleia Legislativa de extinção do TCM de Goiás:

Emenda Constitucional nº 92, de 16.08.17 de extinção do TCM do Ceará (D.O. do Ceará, 21.08.17)

Caiado: ‘Goiás ficou desmoralizado’ ao não cumprir renegociação de dívida no governo Marconi

Ouça +

PodFalar #134: Prefeitura e Câmara juntas e misturadas e a ineficiência na vacinação

PodFalar #133: As contas do governo Caiado e a reentrada do PSD na política goianiense

PodFalar #132: Um novo governo na prefeitura de Goiânia e a romaria no escritório de Iris

Ouça todas as edições anteriores do PodFalar