Este episódio do PodFalar dedica-se a entender o avanço da covid-19 no Centro-Oeste, a última fronteira do novo coronavírus no Brasil, com epicentro em Mato Grosso, mas com crescimento de casos e de mortes também em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Em meio a essa disseminação, o governador Ronaldo Caiado, que havia se afastado das discussões públicas da pandemia desde 18 de maio, voltou à cena na segunda-feira (29), quando anunciou novo decreto de distanciamento social, agora intermitente. O isolamento 14 por 14, proposto pela Universidade Federal de Goiás, dividiu os prefeitos e irritou o setor empresarial.

Sem questionar a decisão de Caiado, o prefeito Iris Rezende resistiu à pressão dos empresários e obedeceu ao decreto estadual, fechando novamente o comércio. Mas nem todos os prefeitos acataram a norma. Levantamento feito pelo Sagres Online na quinta-feira (2) revelou que 28 municípios tinham aderido ao decreto estadual e 18 criaram regras próprias, caso de Anápolis, Trindade e Goianésia.

No quadro Língua Solta o áudio do jornalista Galvão Bueno, que se espalhou nas redes sociais nesta semana em meio ao avanço da pandemia.

Leia mais sobre os assuntos deste podcast:

UFG propõe isolamento intermitente: fechar economia por 14 dias e abrir por 14 dias 

Quarentena de 14 dias por 14 pode reduzir em 61,5% as mortes por Covid em Goiás, diz UFG

Prefeituras do Sudoeste fecham acordo para adesão conjunta ao isolamento intermitente 

Nove cidades do Entorno do DF vão adotar lockdown no fim de semana 

Goianésia faz lockdown só no fim de semana mesmo reconhecendo risco de colapso na saúde 

Ouça +

PodFalar #95: A volta do secretário de segurança, o gerentão do governo e a covid

PodFalar #94: O novo normal do governo estadual e a flexibilização em Goiânia

PodFalar #93: A sombra de Cachoeira ao governo e a politização da covid-19 em Goiás