Os motoristas sentiram um aumento no preço do combustível nesses últimos dias em Goiânia. Em entrevista ao Sinal Aberto II, na Sagres 730 o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG), André Rocha explicou que praticamente não houve alteração de preço das usinas distribuidoras. Ele afirmou que último mês o aumento foi menos de dois centavos.   

O que pode ter gerado essa elevação do preço para o consumidor final na bombas de etanol é o final da Safra.    

“Nós estamos praticamente terminado a safra, não só em Goiás, mas no Brasil. Então você começa a ter uma redução da oferta, a safra praticamente se encerra agora nessa quinzena de dezembro, vai ficar muito pouca produção para a segunda quinzena”, argumentou.

André Rocha ressaltou que a maior parte da produção de etanol no Brasil é originada da cana-de-açúcar o que contribui para a redução da oferta.

“A produção de etanol de milho aqui em Goiás, que acaba acontecendo nos meses de janeiro, fevereiro e março é pequena em relação ao volume total. No Brasil a produção de etanol de milho acontece aqui em Goiás e no estado do Mato Grosso que tem a sua própria logística de atender os estado do norte do país. Então estamos diminuindo a oferta de etanol”, declarou.

Além da redução da oferta, a procura pelo etanol está crescendo nos últimos meses. “A demanda está aquecida, tivemos uma redução no fim do ano, primeiro pela aumento da demanda da gasolina e depois pela retração da economia e só viemos a reparar no início do mês de julho”, finalizou André Rocha.

Ouça a íntegra da entrevista com André Rocha no Sinal Aberto II