Começou na última nesta sexta-feira (1/9), a campanha Setembro Verde – que intensifica a informação e sensibiliza a população sobre as doações de órgãos. O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), referência em transplantes, foi o local escolhido para o início da ação comandada pelo Governo de Goiás.

Faustão

O início dos trabalhos no Setembro Verde coincide com o caso de Fausto Silva, que recebeu um coração, chamando a atenção da sociedade para o tema. Em reportagem publicada no sagresonline.com.br, o cardiologista Jorge Nabuth, deu explicações sobre o problema de saúde vivido pelo apresentador.

Números

De 2017 a agosto de 2023, 805 transplantes renais foram realizados no HGG – 92% dos procedimentos registrados em Goiás – e outros 45 transplantes de fígado, números que colocam o HGG entre os 10 maiores centros transplantadores de rins no Brasil. Somando os números de todo o estado, de janeiro a junho de 2023, foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos, um aumento de 47,5% em relação a 2022. Esse total envolve 87 rins, 3 fígados, 334 córneas, 17 transplantes de medula óssea e 5 musculoesquelético, captados de 69 doadores.

A ação visa ampliar as doações em Goiás, que registrou aumento de 59% em 2023. O maior desafio a superar é a recusa das famílias, que ainda chega a 63,4% dos casos.

“O Brasil tem o maior programa de transplantes do mundo, com protocolo para identificação da morte encefálica muito rígido e seguro. Essa campanha é muito importante para alertar a sociedade sobre a seriedade do processo de doação”, disse o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio.

Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Luciano Carvalho, o trabalho da Gerência de Transplantes do Estado tem sido determinante na conquista desses números.

“Em muitas situações, o trabalho é realizado no fim de semana e madrugada. É por isso que os números de doações e transplantes vêm aumentando”, reforçou.

A gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas, reforçou a importância do apoio da família “para fazer valer o ‘sim’ de uma família na hora doação.

“Existe imenso esforço e dedicação. É muito importante conversarmos sobre esse assunto com familiares e amigos. Somente assim vamos diminuir a fila de espera”, explica.

Programação

A programação do Setembro Verde em Goiás inclui ainda o 2º Pedal pela Vida (dia 17), com participação de Patrícia Fonseca, triatleta transplantada de coração; homenagem, no plenário da Assembleia Legislativa, a parceiros envolvidos na doação e transplante em Goiás (dia 19); e uma blitz com motoristas e entrega de material informativo, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Também estão previstas a iluminação, na cor verde, de fachadas de órgãos públicos e privados; parcerias com shoppings centers e times de futebol e palestras em hospitais, escolas e empresas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia mais