O Pacto Global da ONU no Brasil promove o Conexão ODS entre 19 e 21 de outubro, nas instalações do Beach Park, no Ceará. O Conexão ODS é um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil e receberá líderes para dialogar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Mas a programação ainda conta com discussões sobre ESG e impacto social da sustentabilidade.

O Conexão ODS começou então na quinta-feira (19), com a presença de  Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente. No primeiro dia discutiu-se assuntos relacionados à saúde mental, ESG, direitos humanos, transição de energia justa e inovação.

Nesta sexta-feira (20) houve visitas às comunidades locais. Além disso, debates sobre conexão ética e integridade na Agenda ESG, construção do futuro saudável, justiça climática na Agenda 2030 e inovação social.

Conexão sustentável

O último dia do Conexão ODS dará destaque para os oceanos e os desafios de investir em inovação com impacto positivo. O evento levou ao Nordeste do país diversos nomes de relevância internacional, como o Nobel da Paz Muhammad Yunus.

O Conexão ODS é promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil e pela Somos Um, uma articuladora de negócios de impacto. Ticiana Queiroz, Presidente da Somos Um, afirmou que o Nordeste tem grandes empreendedores e empresários reconhecidos no Brasil. Mas, a gestora afirma que a região ainda é carente de debates sobre os grandes desafios da humanidade e das empresas em relação à Agenda 2030. 

“Essa foi a motivação para convidarmos o Pacto Global da ONU para trazermos, juntos, um grande evento nessa temática para a região. Nossa intenção é promover uma experiência única para os participantes, pensando em cada detalhe, desde o local escolhido à curadoria, arte e cultura e às demais experiências oferecidas durante o evento. Esperamos que os participantes possam realizar conexões especiais e saiam inspirados para serem protagonistas na agenda 2030″, afirma.

Engajamento

Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil, argumenta que os ODS são objetivos de toda a humanidade. Portanto, ele aponta que para alcançá-los “precisamos engajar todas as pessoas”. 

“Cada um deve puxar para si a responsabilidade, e as empresas têm papel fundamental nisso. É importante aumentar o nível de ambição e participação do setor privado em diferentes estados e municípios brasileiros” disse. “Esse evento aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste. Para mudar, precisamos do Brasil todo”, conta Pereira.

Conexão ODS – Dia 1 – O maior evento de desenvolvimento sustentável do Nordeste

Leia mais: