A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta busca promover o uso de tecnologias, competências digitais, ferramentas online, capacitação e pesquisa para estimular a inclusão digital.

Sobre o assunto, em entrevista à Sagres, a professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae- UFG), Moema Gomes Morais, disse que às questões levantadas pela proposta não novas e que a simples inserção de tecnologias não resolverá os problemas da educação.

Assista a entrevista completa:

“Essa temática foi evidenciada nos últimos anos, não é um problema novo. São questões derivadas das desigualdades provocadas pelo desnível econômico, as desigualdades da nossa sociedade. Com pandemia ficou evidente que muitos estudantes acabam não tendo às mesmas condições de participar de atividades utilizando tecnologias”, revela Moema.

Segundo a professora, apenas incluir novas tecnologias ao ensino não resolverá os problemas da educação. Ela defende que antes de pensar o uso de novos equipamentos, questões cotidianas relativas ao ensino precisam ser observadas.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça ““Apenas incluir tecnologias não resolve os problemas da educação”, afirma professora” no Spreaker.

“Na escola o que se efetiva são as relações humanas, a mediação pedagógica do professor e a apropriação do conhecimento científico e do saber. Às tecnologias prometem trazer uma inovação pedagógica, e para que ela realmente exista, precisamos sanar questões já existentes dentro do campo da educação. São necessárias políticas públicas não só de acesso, mas criar condições para que esse acesso seja efetivamente realizado durante as atividades acadêmicas”, disse a professora.

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