A articulações envolvendo DEM, MDB, PSD, têm interferido internamente nessas legendas, mas em outras forças políticas em Goiânia. O DEM é o partido do governador Ronaldo Caiado, o MDB do prefeito Iris Rezende, podendo ter como candidato o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o PSD, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado federal Francisco Júnior são pré-candidatos pela legenda. Nome do Cidadania para a disputa na capital, o deputado estadual Virmondes Cruvinel afirma que não há preocupação com “medalhões” da política.

O pré-candidato argumentou que não está preocupado com a situação de outras legendas e que tem concentrado nas ações específicas do partido. O deputado defende uma proposta de renovação política para Goiânia e que não têm “amarras políticas”.  Ele ressaltou que “medalhões” já tiveram oportunidade e pouco fizeram para a capital.

“O Cidadania e não está preocupado com situações desses medalhões da política, que já tiveram oportunidade, com ex-governadores e senadores que já tiveram no poder e não fizeram nada por Goiânia. Nós queremos uma proposta de renovação, nós não temos amarras políticas. Vamos fazer uma candidatura independente, sem compromisso de apadrinhamentos políticos, mas com compromisso de renovar a política”, argumentou Virmondes.

Convenção

A convenção do Cidadania será bem no prazo final das convenções partidárias. A atividade está programada para às 19:23 horas do dia 16, o último autorizado pela Justiça Eleitoral para definição de candidaturas a prefeito, vice, vereadores e fechamento de alianças. A alusão ao número 23 no horário é por conta do número do Cidadania nas urnas.

Alianças

Virmondes Cruvinel explicou que as conversas mais avançadas são com partidos que têm aliança com o Cidadania a nível nacional, como o caso do Partido Verde (PV). O pré-candidato disse que há interesse para ter o apoio dessa legenda em Goiânia.

“Nós temos um diálogo muito bom o PV, que é um partido que tem uma relação muito boa com o Cidadania no plano nacional. Num primeiro momento eles têm uma pré-candidatura apresentada a prefeito, temos dialogado sobre pautas em comum. É um partido que nos interessa bastante com possibilidade de alianças ou no primeiro turno ou no segundo turno”, relatou.

Participação

Virmondes Cruvinel foi sabatinado pela Fecomércio. A entidade tem feito atividade com os pré-candidatos a prefeito, enviando questionamentos sobre o futuro da cidade, em especial, com questões relativas ao setor produtivo. Geralmente os sabatinados têm sido acompanhados por lideranças políticas, no sentido de mostrar a força política do pré-candidato.

Por exemplo, Francisco Júnior foi acompanhado por Vanderlan Cardoso, apesar de o último ter anunciado momentos depois da sabatina que também é pré-candidato pelo PSD. Elias Vaz (PSB) foi prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira. Adriana Accorsi (PT) estava ao lado do deputado federal Rubens Otoni e de outras lideranças do Partido dos Trabalhadores.

Virmondes apesar de estar acompanhado de membros do Cidadania, como Gilvane Felipe, ex-candidato a prefeito de Goiânia em 2008, não estava ao lado de lideranças do partido. O partido é presidido em Goiás pelo vice-governador Lincoln Tejota.

Questionado sobre o assunto, o pré-candidato ressaltou que Lincoln acompanhou a sabatina via internet, pelo fato de a esposa dele, a vereadora Priscilla Tejota ter recentemente testado positivo para a Covid-19 e ainda estar numa fase de isolamento social em casa.  Virmondes Cruvinel ressaltou que houve sim o prestígio a ele na Fecomércio.

“Hoje nós fomos muito bem representados. O vice-governador até por uma questão de saúde, acompanhou remoto. A esposa dele teve Covid recentemente, ele não veio presencialmente, mas enviou um representante e nós também temos uma figura importante que é o Gilvane Felipe, que já foi candidato a prefeito a quem nós estamos dando sequência”, afirmou Virmondes.

A vereadora Sabrina Garcez que é do PSD, acompanhou parte da sabatina realizada no Teatro Sesc, no Centro da capital. O próximo a ser ouvido pelo setor de comércio será o vereador Felizberto Tavares, pré-candidato pelo Podemos.