A fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2013 já começou. Depois da primeira fase, que os brasileiros chamam de “Pré-Libertadores”, o torneio começou pra valer na última terça-feira (12), com três jogos, e nesta quarta-feira inicia para os brasileiros, com destaque para um clássico entre brasileiros: Atlético-MG e São Paulo se enfrentam às 22h, na Arena Independência.

Na terça-feira, três jogos marcaram a abertura da fase de grupos da Libertadores. Em Montevideu, no estádio Parque Central, o tradicional Nacional-URU ficou apenas no empate sofrido por 2 a 2 contra o Barcelona-ECU. Os equatorianos abriram dois gols de vantagem logo no 1º tempo, com Damián Díaz e Ariel Nahuelpan, ex-Coritiba. Na etapa final, o jogo mudou com as entradas do experientes Recoba e Loco Abreu. Abreu diminuiu e o gol de empate veio aos 47min, com Alonso.

Outra equipe equatoriana, o Emelec jogou em casa, no estádio George Capwell, em Guayaquil, e venceu o Velez Sarsfield-ARG por 1 a 0, gol contra de Facundo Ferreira, no 2º tempo. Quem também venceu foi a Universidad do Chile, que bateu o Deportivo Lara-VEN por 2 a 0, no estádio Nacional, em Santiago-CHI. Os dois gols foram marcados por Sebástian Ubilla, no 1º e no 2º tempo.

Brasil em campo

Na noite dessa quarta-feira, três brasileiros entram em campo. As 22h, no estádio Olímpico, o Fluminense enfrenta o Caracas-VEN, na Venezuela. O técnico Abel Braga destacou que quer ser ofensivo, mesmo jogando fora de casa, mas ainda não definiu a sua equipe para iniciar a partida. A partida é entre o volante Edinho, de marcação, e o meia Wagner, para auxiliar Thiago Neves. Certeza mesmo para o “Abelão” é a qualidade ruim do estádio em Caracas, muito criticado pelos tricolores.

Já em Belo Horizonte, Atlético-MG e São Paulo fazem o primeiro confronto do grupo 3. No Galo, a grande novidade é a reestreia do atacante Diego Tardelli, confirmado entre os titulares na vaga do machucado Araújo. O jogador, revelado justamente pelo São Paulo, retorna ao time mineiro após dois anos no Oriente Médio, e fará trio com Ronaldinho Gaúcho e Jô. Do lado tricolor, Ney Franco confirmou a entrada do ala Douglas, ex-Goiás, para jogar no meio-campo na vaga de Cañete.