2022 será um ano de muitos encontros para Atlético Goianiense e Goiás. De volta à mesma divisão do Campeonato Brasileiro depois de uma temporada, os rivais se enfrentarão em breve pela 5ª rodada do Brasileirão. Antes disso, porém, protagonizarão mais uma decisão do Campeonato Goiano, a nona nos últimos 16 anos.
Nas últimas duas décadas, o torneio estadual tem sido dominado pela dupla. Das 16 finais desde então, 15 tiveram pelo menos Atlético ou Goiás. A única exceção aconteceu no ano passado, quando o Grêmio Anápolis derrotou o Vila Nova. A outra final sem um campeão rubro-negro ou esmeraldino foi em 2008, vencida pelo Itumbiara.
Desde que o clube campineiro retornou para a elite do futebol goiano, em 2006, o duelo entre atleticanos e alviverdes acontece de forma ininterrupta. A partir da tarde deste sábado (26), às 16h30, no estádio Antônio Accioly, o destino reservou o primeiro confronto da temporada no jogo de ida da final do Goianão 2022.
Donos das melhores campanhas do torneio, Dragão e Verdão tentam desempatar o número de títulos em decisões protagonizadas pela dupla desde 2006, com quatro conquistas de cada lado. Maior campeão do estado, enquanto o Goiás busca o 29º título, o Atlético almeja a 16ª taça para se consolidar como o segundo maior vencedor goiano.
Leia também
- Retrospecto: Goiás e Atlético-GO decidiram oito vezes o Goianão no século XXI
- Esgotados os ingressos para Atlético x Goiás no Accioly; confira a carga total
Atlético
Dono da maior série de invencibilidade do campeonato, além dos últimos seis jogos no Goianão, o Atlético não sabe o que é perder há oito partidas, todas sob o comando de Umberto Louzer, que dirige o time há um mês. Fora de campo, o clube conheceu os seus adversários na Copa Sul-Americana, que inicia logo após a decisão estadual.
Entre os destaques da equipe está um ex-esmeraldino, o meia-atacante Shaylon, artilheiro rubro-negro na temporada. Para esta tarde, seguem fora Ramon Menezes, Jefferson e Leandro Barcia. Em relação ao último jogo, a única dúvida é Léo Pereira, substituído por Airton na última atividade tática, enquanto Edson está confirmado na zaga.
Goiás
O Goiás não poderia entrar na decisão de uma forma mais dramática. Em uma semana agitada dentro e fora de campo, enquanto o time perdeu a invencibilidade de 13 jogos na temporada e a sequência de nove vitórias no Goianão, a comissão técnica sofreu duas baixas: o coordenador Paulo Autuori e o treinador Bruno Pivetti deixaram o clube.
Para amenizar a situação, a direção apresentou o zagueiro Sidnei – indisponível para o torneio. Com Glauber Ramos de volta ao comando, a formação do time é um mistério, com Elvis fora por conta do falecimento de sua mãe e Nicolas dúvida após sofrer contratura muscular. Além de Fellipe Bastos, também retornaram Maguinho e Caio Vinícius.
Campeonato Goiano – Final (ida)
26 de março de 2022 (sábado)
Atlético x Goiás – 16h30 – Antônio Accioly (Goiânia)
Ficha técnica: Atlético Goianiense x Goiás
Data e horário: 26 de março de 2022 (sábado), às 16h30
Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Arbitragem
Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistentes: Bruno Pires e Hugo Correa
Quarto árbitro: Rubens Paulo dos Santos
Quinto árbitro: Márcio Soares
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Braga (RJ)
Assistente do árbitro de vídeo: Diogo Carvalho Silva (RJ)
Prováveis escalações
Atlético: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Edson e Arthur Henrique; Marlon Freitas, Gabriel Baralhas e Jorginho; Shaylon, Wellington Rato e Airton (Léo Pereira). Treinador: Umberto Louzer
Goiás: Tadeu; Maguinho, Caetano (Yan Souto), Reynaldo e Danilo Barcelos; Luan, Caio Vinícius (Auremir), Fellipe Bastos e Vinícius; Nicolas (Diego) e Pedro Raul. Treinador: Glauber Ramos