Um brasileiro recebeu pela primeira vez o Prêmio Jaap Schijve para Jovens Pesquisadores. O jovem recém-doutor André Luiz Pinto realizou pesquisa que foca em uma falha crítica na produção da indústria aeroespacial.

A gratificação, reconhecida mundialmente, é concedida a trabalhos de excelência na área de Fadiga Estrutural de Aeronaves e Tolerância a Danos. A premiação, contudo, ocorreu durante evento do Comitê Internacional de Fadiga Aeronáutica e Integridade Estrutural (ICAF, do inglês International Committee on Aeronautical Fatigue and Structural Integrity).

O pesquisador desenvolveu uma metodologia inovadora. Ela possibilita prever uma falha, chamada de “fadiga por fretting“, que significa desgaste em inglês. O problema, porém, é encontrado em diversas indústrias e em praticamente todos os tipos de aeronaves, o que torna a descoberta ainda mais importante, já que pode salvar vidas.

“A turbina do avião, para quem já viu, parece com um ventilador. A diferença é que a ventilador, geralmente, consiste numa peça só. A do avião, não. Tem várias partes encaixadas e, por isso, o pé [da turbina] entra em contato com a face. Com o atrito, surge esse problema. Várias aeronaves já falharam por causa disso, que consiste num problema bem reconhecido na área aeroespacial”, afirma, em entrevista ao portal Eu Estudante, do Correio Braziliense.

Além disso, de acordo com André Luiz, caso a fadiga ocorra nos dois motores, o avião pode cair. Ademais, se o problema ocorrer em apenas uma turbina, o piloto deve procurar um local para pouso imediatamente.

O pesquisador André Luiz Pinto (Foto: Arquivo pessoal)

Reconhecimento

André Luiz Pinto é egresso do Programa de Pós Graduação em Ciências Mecânicas da Universidade de Brasília (UnB), e contou com a orientação dos professores José Alexander Araújo, da UnB, e Reza Talemi, da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), na Bélgica, de forma “dual”, ou seja, uma estratégia de aprendizagem que se baseia na colaboração entre escolas profissionalizantes e empresas locais ou internacionais.

Em nota, assinada pelo professor Jorge Luiz de Almeida Ferreira, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, a UnB parabenizou o pesquisador, destacando que André se tornou o primeiro brasileiro a receber a honraria, “evidenciando sua dedicação, habilidades excepcionais e contribuições significativas para o avanço da Engenharia Mecânica”.

Ainda na nota, o professor enalteceu o “talento, paixão pela pesquisa e compromisso” do jovem pesquisador “em promover a excelência acadêmica são virtudes verdadeiramente inspiradoras”. 

Confira a nota na íntegra a seguir

“É com grande satisfação que anunciamos que o recém-doutor André Luis Pinto, egresso do Programa de Pós Graduação em Ciências Mecânicas, foi agraciado com o Prêmio Jaap Schijve 2023 para Jovens Pesquisadores. Este prêmio reconhece trabalhos de excelência na área de Fadiga Estrutural de Aeronaves e Tolerância a Danos. 

O Prêmio Jaap Schijve, concedido pelo Royal Netherlands Aerospace Centre NLR e pela Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, destaca os esforços notáveis de jovens pesquisadores nesse campo. A conquista do Dr. André é histórica, sendo o primeiro brasileiro a receber essa honraria, evidenciando sua dedicação, habilidades excepcionais e contribuições significativas para o avanço da Engenharia Mecânica. 

Em nome do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, gostaria de parabenizar o doutor André Luis Pinto por essa conquista impressionante. Seu talento, paixão pela pesquisa e compromisso em promover a excelência acadêmica são virtudes verdadeiramente inspiradoras. 

Também é importante reconhecer o papel do orientador do Dr. André, o Prof. José Alexander Araújo, cujo apoio e mentoria foram fundamentais para o sucesso deste projeto. O trabalho em equipe e a colaboração entre aluno e orientador são essenciais para alcançar resultados excepcionais como esse. 

Convidamos toda a comunidade do Departamento de Engenharia Mecânica a parabenizar o Dr. André e o Prof. Alex por essa conquista notável. Seu trabalho exemplar contribui para a reputação e excelência do nosso departamento. 

Desejamos ao Dr. André o todo o sucesso contínuo em sua carreira acadêmica e profissional. Estamos orgulhosos de tê-lo como membro de nossa comunidade acadêmica. 

Atenciosamente, 

Prof. Jorge Luiz de Almeida Ferreira 

Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade de Brasília”.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 e 09 – Educação de qualidade e Indústria, inovação e infraestrutura, respectivamente.

Leia mais

Intercâmbio nos EUA: abertas inscrições para o programa Jovens Embaixadores

ICMBio lança ferramenta que reúne dados de espécies ameaçadas de extinção na fauna brasileira

Centro-Oeste sedia primeiro encontro do ciclo de seminários do MEC sobre escola em tempo integral