O corredor BRT Norte Sul entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória deve ficar pronto até o aniversário de Goiânia, ou seja, no dia 24 de outubro. Esta é a última previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

Há intervenções na região da Praça do Trabalhador, com novo corte da Avenida Goiás feito ao lado da antiga Estação Ferroviária de Goiânia e ainda na região do Centro, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera.

“A Goiás estamos concluindo, o trecho final da Anhanguera até a Praça Cívica pela pista do sentido norte e também já estamos na parte final da pista esquerda da Rua 1 até a Praça Cívica. Temos ainda para terminar o cruzamento da Praça do Trabalhador, perto da antiga Estação Ferroviária”, disse o titular da Seinfra, Fausto Sarmento.

O secretário ainda relatou que outra intervenção que está bastante adiantada é no viaduto da Perimetral Norte. “De acordo com o que tínhamos prometido, vamos entregar esta obra em 24 de outubro”, destacou Sarmento.

Iphan

A Seinfra aguarda autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para execução do projeto na região da Praça Cívica, visando a reconstrução do piso (concreto para os ônibus e pavimentação para os demais veículos), além das estações de embarque e desembarque de passageiros.

“A (Avenida)Goiás estamos concluindo, o trecho final da Anhanguera até a Praça Cívica pela pista do sentido norte e também já estamos na parte final da pista esquerda da Rua 1 até a Praça Cívica. Agora estamos concluindo o acerto final com Iphan e liberar o acesso no local. Esse trecho é o mais difícil”, completou o secretário.

Estamos seguindo com os projetos da estações na Praça Cívica, são um pouco diferenciados quanto ao desenho.

Leste Oeste

Outra intervenção de maior porte na região central será na área da Câmara Municipal, em que haverá um corte no estacionamento para a construção de um muro de arrimo, visando a conexão da Avenida Leste Oeste, que segue o leito da antiga estrada de ferro, com a Avenida Goiás Norte.

“A Leste Oeste vamos fazer aquele pedaço, será uma obra mais rápida, depois teremos uma obra um pouco maior, perto da Câmara, teremos que fazer um muro de arrimo, ali vai demorar mais, tem uma certa interferência, conseguimos a aprovação e gradativamente vamos vencendo aquele pedaço”, relatou Fausto Sarmento.

Histórico da Obra

O consórcio formado pelas empresas Isolux Corsán, EPC e WVG foi o vencedor da licitação da obra iniciada em junho de 2015. Previsto inicialmente para ser finalizado em março de 2017, o corredor exclusivo de ônibus teve a construção paralisada duas vezes.

A primeira paralisação ocorreu em 2016, a construção já havia sido interrompida por seis meses por causa de uma dívida de R$ 11 milhões e foram retomadas após a negociação dos pagamentos ao Consórcio BRT. A segunda já ocorreu em junho de 2017, por causa de pedido de vistas da planilha de custos por suspeita de sobrepreço em alguns itens.

O projeto pretende atender 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia com 93 ônibus – sendo 28 veículos articulados e 65 convencionais – em quatro linhas.  Desde a retomada das obras, em 2017, novos prazos foram repassados para a conclusão do corredor de ônibus, sendo 2019, 2020 e agora em outubro de 2021. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente, sendo 15 mil no horário de pico. Com o sistema, os coletivos passariam da média de 14 km/h para 28 km/h.