Nesta terça-feira (25), será realizada a última e decisiva rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana. Além do líder Libertad-PAR, que enfrenta o já eliminado Palestino-CHI, Atlético Goianiense e Newell’s Old Boys-ARG ainda sonham com a classificação para as oitavas de final e precisam vencer no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, na Argentina. Ambos os jogos começam às 19h15 no horário de Brasília.

Leia também

Depois do empate por 0 a 0 entre Atlético e Libertad na última semana, em Goiânia, enquanto os campineiros precisam vencer e torcer por um tropeço dos paraguaios – empate ou derrota -, os argentinos, além da vitória, necessitam tirar uma diferença de quatro gols no saldo e que os líderes da chave percam no Chile. No primeiro turno, na capital goiana, o Newell’s segurou o placar e empatou sem gols fora de casa.

Caso Atlético e Newell’s não consigam a classificação para as oitavas, terminar a participação na Sul-Americana na segunda posição do Grupo F terá um valor financeiro importante para os clubes. Os segundos colocados de cada uma das oito chaves receberão um bônus de 120 mil dólares – aproximadamente R$ 640 mil.

Eliminações nacionais

Em maio, o Newell’s sofreu duas amargas eliminações na Argentina. Na Copa da Liga, acabou na última posição do seu grupo, com a pior campanha de toda a competição entre 26 equipes. Já na Copa Argentina, caiu na fase 16 avos de final diante do Sarmiento, após derrota por 1 a 0, na semana passada. O Campeonato Argentino, por outro lado, será iniciado somente após a Copa América – realizada entre 11 de junho e 10 de julho.

Sem calendário em competições nacionais, a equipe rosarina tenta salvar o restante da sua temporada com um triunfo sobre os goianos. Antes invicto sob o comando de Germán Burgos, contratado em março, o time vive má fase desde o início da Sul-Americana. Em nove partidas, sofreu cinco derrotas, empatou duas e venceu outras duas – ambas sobre o Palestino.

Em virtude da sequência ruim, Burgos balança no cargo. Após as eliminações nas copas nacionais, o seu futuro foi colocado em xeque. Sem competições no próximo mês, a tendência é que o treinador e Sebastián Peratta, diretor esportivo ‘leproso’, deixem o clube após o jogo contra o Atlético, segundo o jornalista Hernán Cabrera, da Telefe Rosario.

Informações do time

Para esta terça-feira, Burgos tem o retorno do atacante Luciano Cingolani, que cumpriu suspensão na última rodada após ter sido expulso na quarta jornada. Por outro lado, são muitos os desfalques por motivos médicos: além do zagueiro Yonathan Cabral, indisponível após resultar positivo para o coronavírus, o zagueiro Cristian Lema, o volante Jerónimo Cacciabue e o atacante Nacho Scocco estão no departamento médico.

Ausente nas últimas duas semanas, o meia-atacante Maxi Rodríguez, capitão da equipe, já está recuperado de problema muscular, porém não foi convocado para o jogo decisivo contra o Atlético. Já o ala-esquerdo Franco Negri, substituído no intervalo contra o Palestino, está disponível, assim como o zagueiro Manuel Capasso e o meia-atacante Justo Giani, que estiveram fora das últimas relações.

Além de alterar o esquema tático da equipe, do 3-4-3 para o 3-5-2, posicionado em 5-3-2 na fase defensiva, Burgos tem apostado em muitos jogadores formados nas categorias de base do Newell’s. É o exemplo do lateral Patricio Acevedo, que assumiu o lado direito após a lesão de Cacciabue. Ramiro Sordo e Juan Sforza são outras peças importantes na formação, assim como os também jovens Leyendeker, Mansilla e Castro ganharam maior espaço.

De toda forma, a ausência de Lema pode acarretar em uma nova mudança no sistema. Zagueiro central do time em todas as partidas de Burgos no comando, o defensor sofreu forte pancada no tornozelo esquerdo no último jogo e por isso não foi convocado. Sem um substituto natural, o treinador optou por um 4-3-3 no segundo tempo contra o Palestino, com a entrada do atacante Alexis Rodríguez no lugar de Lema.

  • Provável Newell’s: Aguerre; Leyendeker, Capasso (Pérez/Giani/A. Rodríguez) e Mansilla; Acevedo, Sordo, Fernández, Sforza e Negri; Castro e Cristaldo. Treinador: Germán Burgos