Os candidatos a prefeito de Goiânia tem prometido aumentar estruturas de saúde ou construir um novo hospital municipal. A proposta de construção de um hospital municipal é feita por pelo menos três nomes: Alysson Lima (Solidariedade), Talles Barreto (PSDB) e Maguito Vilela (MDB).

Propostas

Maguito Vilela destacou a necessidade de a capital ter um hospital municipal, principalmente em um período pós pandemia da Covid-19.

“Nós temos que enfrentar muitos problemas na área da Saúde, a pandemia naturalmente vai deixar muitas sequelas. Vamos implantar um hospital municipal, o prontuário eletrônico para facilitar a vida dos médicos, dos pacientes”, afirmou Maguito.

Alysson Lima defende a edificação de um espaço com 400 leitos, sendo 80 destinados a UTI. De forma semelhante pensa o candidato do PSDB, Talles Barreto.

Talles defende construir o Hospital Público Municipal de Goiânia para cobertura em áreas de especialidades (incluindo câncer) e internações de alta complexidade. “Goiânia é a única cidade do Brasil, com mais de 1 milhão de habitantes, que não tem um hospital municipal”, pontuou o tucano.

Gustavo Gayer (DC) cita no plano de governo dele a ausência de um hospital municipal, mas não propôs textualmente a construção de uma nova estrutura.

Contra

Outra proposição feita é de reformar unidades de saúde já existentes e não de construir um novo hospital municipal como destaca a candidata do PT, Adriana Accorsi.

“Nós temos uma estrutura que precisa ser melhorada, de Cais, de postos de saúde, para de forma digna atender as pessoas e os profissionais trabalharem. O Hospital Municipal seria ótimo, mas é um investimento imenso. Dizer que vai fazer agora nessa gestão um hospital municipal, talvez seja algo ilusório”, relatou a petista.

O candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) não é favorável a construção de um novo hospital neste momento.

“No nosso plano de governo não tem a previsão de um hospital municipal, nós queremos usar as estruturas já existentes, de hospitais que estão passando por dificuldade, pagando por um preço justo, espalhados na cidade, para chegar a população o mais rápido possível. Um hospital municipal tem um custo muito alto”, avaliou Vanderlan.