Anunciado neste sábado (2), o secretariado da nova gestão da Prefeitura de Goiânia (2021-24), comandada pelo prefeito Maguito Vilela (MDB) e o vice Rogério Cruz (Republicanos), trouxe algumas novidades. Entre elas, a recriada Secretaria Municipal de Esporte, depois que a pasta foi desmembrada da Educação a partir da reforma administrativa do poder executivo da capital goiana.

Com a extinção da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Marcelo Ferreira da Costa segue responsável pela Educação, enquanto o Esporte fica a cargo de Álvaro Alexandre Camargo, o Álvaro da Universo (Patriota). Candidato a vereador, Álvaro recebeu 2.842 votos na última eleição municipal e não conseguiu manter uma cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, que ocupou por dois anos, entre 2019 e 2020.

Carioca de São Gonçalo (RJ), Álvaro Alexandre Camargo, 52, mora em Goiânia há 25 anos. Pós-graduado em Administração de Empresas e Gestor Esportivo com especialização em Marketing Esportivo, foi diretor administrativo-financeiro da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) por 23 anos e também atua como vice-presidente na atual diretoria do Goiânia Esporte Clube.

Leia também
Desafios da nova pasta

Em entrevista à Sagres, o político destacou que assume a secretaria “com muito orgulho e com uma responsabilidade muito grande, já que sabemos o que a pasta do Esporte representa para o prefeito Maguito Vilela, que fez um trabalho muito grande quando foi governador e também quando prefeito de Aparecida. Não tenha dúvida de que trabalharemos diuturnamente para que possamos responder a expectativa”.

Sobre como se deu o convite para assumir a pasta, Álvaro ponderou que “como vereador, vi muita dificuldade em não realizar ou promover eventos e não poder ajudar mais o esporte, justamente porque tinha essa ligação e o professor Marcelo acumulava uma carga de trabalho muito grande em cima da Educação e às vezes não tinha o tempo necessário para o esporte. Não por causa dele, mas por essa junção das pastas”.

“Então conversei com o Maguito, até antes da candidatura dele, sobre a importância da pasta de Esporte. Depois veio amadurecendo essa conversa e por último estive com o Daniel (Vilela, presidente do diretório regional do MDB), conversei com ele sobre a Secretaria de Esporte e houve esse convite por parte dele para que assumíssemos essa secretaria”, revelou.

Museu do Futebol e outros projetos

Entre as promessas de Maguito Vilela durante sua campanha, a criação de um museu para o futebol goianiense. Sobre este e outros projetos, Álvaro Alexandre frisou que “sentaremos a partir de segunda-feira na primeira reunião do secretariado com o prefeito interino Rogério Cruz. Tem algumas promessas, como a criação do Museu do Futebol, para podermos relembrar as grandes glórias dos clubes de Goiânia”.

Além do museu, “ampliar os campos do futebol de várzea e melhorar a estrutura, principalmente nos bairros mais periféricos. O campo sintético também foi uma promessa do prefeito Maguito. Tem várias ações que precisamos conversar com prefeito interino Rogério Cruz, porque é uma secretaria nova, em que ainda teremos um orçamento anual e veremos as prioridades que serão dadas nesse início da Secretaria de Esporte”.

Ainda sobre o futebol, o secretário ressaltou que “não podemos esquecer do futebol profissional, é o carro-chefe. Os esportes amadores e olímpicos têm muitas dificuldades, mas o futebol profissional, através dos grandes clubes da nossa capital, também têm, ainda mais com essa pandemia. Conversaremos com o prefeito Maguito para ver em que podemos incentivar e ajudar ainda mais os clubes, porque eles representam o nosso estado e a nossa cidade”.

Entre outras modalidades, Álvaro afirmou que “a iniciação esportiva é fundamental. Em toda Goiânia, temos que implantar principalmente nos locais onde não são atendidos. Primeiro é fazer um levantamento, porque Goiânia, há muito tempo, por opções de outros governos que passaram por Goiânia, não valorizou tanto o esporte. Tenho certeza que, com o governo Maguito e a Secretaria Municipal de Esportes sendo recriada, o esporte terá uma nova versão aqui em Goiânia”.

Ouça a entrevista de Álvaro Alexandre Camargo à Sagres na íntegra