O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 13 e 17 de setembro.
- Câmara de Goiânia aprova atualização do Código Tributário em primeira votação
- Secretária afirma que 185 mil goianienses ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra Covid
- Presidente do DEM Metropolitano afirma que fusão com o PSL criará maior partido do Brasil
- Vitor Hugo afirma que recuo de Bolsonaro é “sinal de grandeza” e que torce por pacificação entre Poderes
- Em entrevista à Sagres, Lula afirma que nota de Bolsonaro após ataque ao judiciário mostra fragilidade do governo
Código Tributário
Com 29 votos favoráveis, três votos contrários e duas abstenções, o plenário da Câmara de Goiânia aprovou em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (17) o Projeto de Lei Complementar do Código Tributário Municipal. O texto segue agora para a Comissão Mista, onde o mérito (conteúdo) da matéria será analisado pelos vereadores. O resultado da votação foi proclamado pelo presidente Romário Policarpo (Patriota) às 12h02.
Vacina contra Covid
Goiânia iniciou uma nova fase na imunização contra Covid-19 nesta quarta-feira (15), com a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos, que tomaram a segunda dose do imunizante há, pelo menos, seis meses. Além disso também iniciou a vacinação com primeira dose em adolescentes de 17 anos e adolescentes de 12 a 16 anos com deficiência, gestantes e puérperas. A secretária-executiva de Saúde, Luana Ribeiro, afirmou em entrevista à Sagres, porém, que 185 mil goianienses, com mais de 18 anos, ainda não tomaram nenhuma dose da vacina.
DEM e PSL
As executivas de DEM e PSL se reúnem no próximo dia 21 para bater o martelo sobre a fusão das duas siglas. Em entrevista à Sagres, o presidente do DEM Metropolitano, Lívio Luciano, afirmou que a fusão de dois partidos grandes não é uma tarefa simples, mas existe a vontade de ambas as partes “porque os frutos serão interessantes”.
Recuo de Bolsonaro
Após manifestações com tom golpista no Feriado da Independência, no dia 7 de setembro, o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), publicou uma Carta à Nação, em que se comprometia a respeitar as instituições do Brasil e afirmando que não teve intenção de “agredir quaisquer dos poderes”. Em entrevista à Sagres, o deputado federal Vitor Hugo (PSL) afirmou que o fato do presidente “dar um passo atrás” é uma “atitude grandeza”.
Entrevista de Lula à Sagres
Dando sequência à série de entrevistas com possíveis candidatos à Presidência da República em 2022, o Sistema Sagres conversou na manhã dessa sexta-feira (17/9) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já passaram pela sabatina de Rubens Salomão, Cileide Alves e Jéssica Dias, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).