Sagres em OFF
Rubens Salomão

Equipe de Vanderlan vence rounds em batalha jurídica contra campanha do MDB

A coligação “Goiânia em um Novo Momento”, representada pelo candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD), conseguiu na Justiça Eleitoral liminar para impedir veiculação de propaganda da coligação “Pra Goiânia Avançar Mais”, de Maguito Vilela (MDB). A peça inclui trecho com apoio do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), mas a presença dele extrapolou o limite de 25% do tempo estipulado com participação de apoiador.

O candidato à reeleição em Aparecida aparecia pedindo votos para Maguito. Para o juiz da 146ª Zona Eleitoral de Goiânia, José Carlos Duarte, a peça “compromete a isonomia e lisura no processo eleitoral, colocando em desvantagem os candidatos que optam por valer-se dos meios regulares de promoção”.

O magistrado determinou a suspensão da propaganda. Em outro round, a equipe de Vanderlan conseguiu reverter decisão que impedia o candidato de utilizar imagens que o apresentam no exercício do mandato em Brasília. Vitória na segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ouça a coluna Sagres em Off:

Imagem liberada

O relator do caso, Juiz Átila Naves Amaral, acolheu argumentos da defesa e entendeu que as imagens fazem parte de uma narrativa cronológica da trajetória de Vanderlan. A ação negada foi apresentada pela coligação encabeçada pelo MDB.

Manter o respeito

A Justiça Eleitoral ainda retirou do ar pílula do candidato Major Araújo (PSL) que, segundo a decisão, “dissemina informações que atentam contra a honra e a imagem do candidato” do MDB, Maguito Vilela, que moveu a ação.

Reforço palaciano

Coordenadores da campanha de Vanderlan têm se empolgado com a entrada gradativa de membros da equipe do governo de Ronaldo Caiado (DEM) nas ações em Goiânia. Participam mais diretamente Ismael Alexandrino (Saúde), Rafael Rahif (Esporte) e Cristiane Schmidt (Economia), que compareceram a eventos.

Para as bases

A expectativa, no entanto, é que, além dos membros do primeiro escalão, haja também envolvimento da base de servidores, principalmente das maiores pastas, como a própria Saúde e a Educação. O engajamento dessas partes ainda não veio.

Aglomeração

O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou de comício em Luziânia, no último domingo (25), em ação da campanha do deputado estadual Diego Sorgatto (DEM). O evento contraria decisão liminar da Justiça que impede este tipo de ato eleitoral.

(Crédito: Perfil vereadora Diretora Ana Lúcia/Divulgação)

Punição

A multa prevista pela decisão prévia no caso de descumprimento é de R$ 200 mil ao partido e outros R$ 100 mil ao candidato. Na transmissão feita pelas redes sociais e em foto publicada pela candidata a vice, vereadora Diretora Ana Lúcia, é possível perceber aglomerações e falta de distanciamento com o governador, candidatos e apoiadores presentes.

Regras

A decisão anterior previa impedimento a realização de comício, salvo no formato drive-in. Na liminar, o juiz Henrique Neubauer ainda frisou não “permitir, fomentar ou tolerar aglomeração de pessoas fora dos veículos”.

Defesa do SUS

O médico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) discursou, representando a Frente Parlamentar da Medicina, durante Sessão Solene no Senado Federal em comemoração ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. Ele defendeu melhorias no SUS e valorização dos profissionais de saúde.

Lista sêxtupla

A OAB-GO realiza sessão pública do Conselho Seccional de Goiás, na quarta-feira (28), às 9h, para a formação da lista sêxtupla para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), na vaga reservada ao quinto constitucional da advocacia.

Eleição

Estão convocados a participar da sessão, os 41 conselheiros titulares, cinco diretores GO e os conselheiros natos, além dos 22 candidatos inscritos. A lista, com os seis nomes mais votados, será encaminhada ao TJGO, que a reduzirá a três nomes. A escolha final caberá ao governador Ronaldo Caiado.

Ouça a edição anterior da coluna Sagres em Off:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.