Os candidatos a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB), têm apresentado propostas para instalação de indústrias na capital. A avaliação dos prefeitáveis é que a cidade tem perdido empresas para municípios vizinhos, por condições mais atrativas, incluindo a concessão de incentivos fiscais.

Maguito Vilela pretende repetir o que fez em Aparecida de Goiânia, fazendo à cessão de áreas e a atração por meio de novos arranjos tributários. Maguito avalia que no passado havia uma preocupação de se instalar empresas de grande impacto ambiental em Goiânia, por conta da possibilidade de poluição, mas que hoje a realidade é outra, além do incentivo a empresas de energia limpa.

“Vamos implantar polos industriais, com empresas não poluentes, industrias limpas, de tecnologia e que geram tecnologia também. Vamos fazer parcerias com os polos tecnológicos já existentes, inclusive com a universidade federal”, argumentou Maguito Vilela.

O candidato do MDB citou como exemplo, a atração das industrias de Drones, Energia Solar, por meio das placas fotovoltaicas, temos que fazer o que for possível. Maguito reforça que o ideal seria fazer pequenos polos para que empresas possam atuar na cidade.

Já o candidato do PSD, Vanderlan Cardoso, também têm argumentado que um ponto importante é a instalação de polos industriais na cidade. Ele relata que é preciso haver um incentivo fiscal diferenciado para estas localidades e para isso, é preciso da concordância do governo estadual.

“Se o governo estadual não tiver de acordo, então não tem como apresentar estes projetos. Eu posso dizer que entre os projetos bons que estão sendo apresentados para o eleitor, este tem qualificação profissional, e firmar as pessoas próximas onde elas moram”, afirmou.

O candidato do PSD ainda reforça que a implantação dos polos industriais precisa estar de acordo com o Plano Diretor. Vanderlan entende que a atual gestão estudou profundamente o tema, mas que seria importante o assunto ficar para o próximo prefeito analisar.