A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará mutirões de exames e cirurgias eletivas como parte das atividades do Outubro Rosa. Esta iniciativa é uma parte integral da campanha “Goiás Todo Rosa”, que foi oficialmente lançada na quarta-feira (4). O propósito é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é a principal causa de morte por câncer entre mulheres em quase todas as regiões do país. Em Goiás, no período de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam suas vidas para essa doença.

Nas seis policlínicas estaduais, a meta é eliminar as filas de espera para exames de mamografia. Atualmente, 914 mulheres aguardam pelo exame. Além disso, os hospitais do Estado planejam aumentar o número de cirurgias durante a campanha. O foco especial é em eliminar as filas de procedimentos na área de mastologia e em atender mulheres que necessitam de serviços ginecológicos e procedimentos plásticos não estéticos. A estimativa é realizar 2.000 cirurgias nesse grupo.

Na frente preventiva e educativa, todas as unidades de saúde estaduais foram instruídas a participar da campanha por meio de rodas de conversa, palestras rápidas nas recepções, criação de ilustrações e explicações para compartilhar em aplicativos de mensagens, e iluminação das fachadas em tons de rosa, que simboliza a campanha. Paralelamente, cartazes, panfletos e cartões foram distribuídos para os municípios com o objetivo de orientar sobre a importância da prevenção e incentivar as mulheres a realizarem os exames.

A campanha busca enfatizar a importância da realização contínua de atividades preventivas para identificar precocemente casos de mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, além de promover o rastreamento de casos assintomáticos. A prevenção do câncer de colo de útero também está incluída na campanha.

Projetos

Além disso, durante o Outubro Rosa, a SES lançará dois projetos importantes. Um deles, em colaboração com a Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo realizar o rastreamento do câncer de mama e capacitar profissionais de saúde na região Macro Sudoeste, que engloba cidades como Rio Verde, Jataí e Quirinópolis. Esse projeto também visa implementar testes genéticos pioneiros em Goiás para rastreamento do câncer de mama.

Outra estratégia a ser lançada no mês é o Projeto Digital Onco Teleinterconsulta, em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Esse projeto se destina a especialistas em oncologia e cria uma rede de colaboração entre médicos para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes, principalmente nos casos de cânceres raros, de alto risco e de difícil manejo clínico, nos quais um profissional pode buscar o apoio de outro colega para tomar a melhor decisão no cuidado ao paciente.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance a mulher tem de ter sucesso no tratamento”, reforça o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, sobre a importância dos exames de mamografia e citopatológicos.

Programação

  • Dia 18/10, Dia R Goiás Veste Rosa – Todas as unidades estaduais foram convocadas para realizarem ações orientativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e com todos os servidores vestidos na cor rosa.
  • Dia 20/10 – Ação no Shopping Gallo, na região da Rua 44, levará atendimento às mulheres, com atividades de Práticas Integrativas Complementares, testagens de ISTs/Aids e HIV e entrega de panfletos sobre câncer de mama. Atrações culturais também estão programadas para a ação que ocorrerá das 9h às 12h.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais: