O ensino da Língua Portuguesa costuma ser um desafio para professores, uma vez que o conhecimento prévio da língua materna de cada aluno interfere diretamente no processo. Neste cenário, ensino da Gramática visa potencializar essa capacidade e proporciona recursos para o aperfeiçoamento de habilidades orais e escritas.

É partir do aprendizado e domínio da língua materna que o indivíduo passa a ter acesso aos demais conhecimentos. Inclusive, para que uma pessoa consiga aprender novos idiomas, é necessário que domine ao menos o básico da sua língua materna. Ou seja, essa primeira língua é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Por isso, professores precisam utilizar situações cotidianas em suas aulas e mostrar aos alunos que é importante dominá-la, já que será exigida em várias situações do dia a dia. Por exemplo: analisar músicas que estão fazendo sucesso no momento pode ajudar no ensino de pronomes e tempos verbais.

Neste contexto é importante explicar que o modo verbal é normalmente utilizado para expressar algo que se deseja, ou que possa vir a acontecer, e mostrar a relação existente entre a escolha desse modo verbal e o desejo expresso nas letras.

A vivência da turma pode ser utilizada para que os alunos possam perceber em textos como os verbos são empregados. Comparar os tempos e modos verbais presentes em notícias e anúncios publicitários ajuda a entender como o propósito comunicativo e como ele chega ao público desejado.

Por fim, o uso de debates sobre uso da língua e o modo como as pessoas julgam as diferentes variantes linguísticas de pessoas pouco escolarizadas ajuda a turma a entender que fala e escrita são atividades igualmente valiosas.

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