Integrante do Consórcio Latino-Americano de Pós-graduação em Direitos Humanos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia desde a última quarta-feira (16), o XI Seminário Internacional do Consórcio. A abertura foi realizada no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com a presença de representantes do consórcio e autoridades.

Com o tema “Cooperação Latino-americana: direitos humanos e instituições democráticas”, o evento termina nesta sexta-feira (18). Pesquisadores de 16 universidades que realizam estudos em conjunto sobre temas de Direitos Humanos na América Latina são os participantes. O seminário finaliza um projeto conjunto com a apresentação das pesquisas realizadas nessas instituições com o tema “A intransição democrática, violência e direitos humanos”. 

Confira a transmissão do evento

Ampliação e palestras

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que também é professora do programa, ressaltou que apesar da ampla representatividade do consórcio é preciso sempre ampliar o número de instituições e ressaltou o papel das universidades na promoção dos Direitos Humanos.

A Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a vice-ministra da Promoção da Justiça da Colômbia, Jhoana Gaitán, realizaram uma palestra sobre o tema “Entraves e alternativas à consolidação da democracia e dos direitos humanos na América-Latina”.

Iêda ressaltou que o consórcio é um caminho para a consolidação dos Direitos Humanos. Ela também ressaltou a importância dos movimentos sociais e da necessidade de buscar caminhos para evitar a violência policial: “A universidade precisa produzir mais defensores da nossa existência”, afirmou a Secretária. Por outro lado, reforçou que o governo precisa ser motivado e cobrado para que tome providências com relação a todas essas questões. 

Iêda Leal durante palestra no evento

Jhoana Gaitán falou da importância de buscar o fim da desigualdade social: “É difícil falar de democracia para quem não tem o que comer”, afirma. Ela destacou questões de direitos humanos na Colômbia, seu país e a importância de ampliar o conhecimento, pois “só ele permite igualar as pessoas e construir uma democracia e também mecanismos de cooperação”, ressaltou. Ela também reforçou que a academia é o cenário para construir o que queremos com a democracia e a importância do consórcio para defender os direitos humanos.

Participantes

Também participaram do evento, o Diretor Acadêmico da Escola Judicial do Conselho de Magistratura da Província de Buenos Aires, Argentina, Pablo Perel, o Coordenador do Consórcio Latino Americano de Pós-graduação em Direitos Humanos, Paulo Sérgio Weyl, a Coordenadora do Evento e professora da UFG, Helena Esser dos Reis e o Coordenador do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, Heitor Pagliaro. 

Com informações da UFG*

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigulades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Leia mais